São Brás terá recolha porta-a-porta de resíduos recicláveis a partir de abril

O projeto-piloto de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta «Reciclar e valorizar é no meu lar» vai arrancar no mês de […]

Divulgação Projeto Reciclar e valorizar é no meu LarO projeto-piloto de recolha de resíduos recicláveis porta-a-porta «Reciclar e valorizar é no meu lar» vai arrancar no mês de abril, em São Brás de Alportel. Este serviço gratuito, prestado pela empresa multimunicipal Algar, só vai estar disponível, para já, nos sítios de Almargem e Campina deste concelho.

A Algar está a procurar tornar mais eficiente o seu circuito de recolha, algo que passa por apostar na recolha porta-a-porta, como Macário Correia revelou numa entrevista exclusiva ao Sul Informação.

O administrador-delegado da empresa responsável pela gestão de resíduos no Algarve disse que a Algar já havia sondado as autarquias algarvias e que tanto São Brás de Alportel, como Portimão, se mostraram interessadas em ser “cobaias”.

Numa primeira fase, a recolha porta-a-porta far-se-á apenas em algumas zonas dos concelhos, como acontece em São Brás de Alportel. A população residente nos sítios de Almargens e Campina vai passar a receber visitas regulares da ALGAR, duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, nas quais pode efetuar a entrega dos resíduos recicláveis, devidamente acondicionados nos sacos verdes, amarelos ou azuis, igualmente cedidos pela empresa.

Esta iniciativa, pioneira no Algarve, «pretende contornar uma das principais causas da falta de adesão à separação seletiva, nomeadamente a distância a que alguns ecopontos se encontram das habitações, proporcionando um serviço gratuito e acessível a um maior número de pessoas», enquadrou a Câmara de São Brás de Alportel, numa nota de imprensa.

Até dia 27 de março decorre uma ação de divulgação do projeto junto da população local, desenvolvida por uma equipa constituída por elementos da Câmara Municipal e da ALGAR, com o intuito de esclarecer o modo de funcionamento deste novo serviço.

Para mais esclarecimentos e informações contactar a linha verde da ALGAR, através do 800 203 251 ou os Serviços de Ambiente da Câmara Municipal, através do telelefone 289 840 028.

Comentários

pub