RTA quer que Algarve Nature Week ajude turismo de natureza a «pegar de estaca»

Mostrar o outro Algarve é o objetivo da Algarve Nature Week que decorre entre 11 e 19 de abril. O […]

algarve nature weekMostrar o outro Algarve é o objetivo da Algarve Nature Week que decorre entre 11 e 19 de abril. O evento, que foi apresentado esta sexta-feira na BTL, promete trazer milhares de visitantes para conhecer a região de uma forma diferente.

Caminhadas, mergulho, observação de aves, passeios de bicicleta, passeios de barco, passeios TT, canoagem, passeios de burro e a cavalo, surf, bodyboard, kitesurf ou observação de cetáceos são algumas das atividades propostas por várias empresas, durante esta semana, a preços especiais.

«O produto natureza é um dos produtos que vamos trabalhar e potenciar no âmbito do Plano de Marketing Estratégico para o Turismo 2015-2018. Este Algarve Nature Week vai desenvolver um programa intenso de atividades de natureza, procurar dar-lhe corpo e aumentar a procura nacional e internacional pelo Algarve», explicou Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, ao Sul Informação.

Apesar de o evento ter a sua base no Parque Ribeirinho de Faro, onde de 17 a 19 de abril vai decorrer uma mostra com as empresas participantes, e a Ria Formosa como “pano de fundo”, as atividades podem ser desenvolvidas de Barlavento a Sotavento, da serra até ao mar.Desidério Silva antes de tomar novamente posse

«São mais de 90 atividades, todas ligadas ao turismo de natureza, promovidas por cerca de 40 empresas. As empresas promovem as experiências e temos um site onde as pessoas podem consultar o que podem fazer durante esse período», explicou Desidério Silva.

O presidente da RTA acredita que este evento pode ajudar a «criar condições para que o turismo de natureza possa arrancar e “pegar de estaca”, numa região que, tendo o sol e praia e o golfe como suportes, tem outras possibilidades. E é importante criar condições para que, no início de abril, ou em maio, ou mesmo em março, venham cá pessoas. Há nos países emissores de turistas quem procure o turismo de natureza, novas experiências e diversidade».

O evento está na sua primeira edição, mas a RTA pretende que tenha uma periodicidade anual. «Vamos ver como funciona, é um projeto que pode ser reforçado e, juntamente com parceiros da Costa Vicentina e da Bacia do Guadiana, podemos avançar com outras ações complementares a esta».

Quem visitar a mostra no Parque Ribeirinho de Faro, no dia 17, vai poder usufruir de um programa de natureza gratuito, oferecido pelas empresas expositoras. naturezaOs visitantes serão surpreendidos com ações em ambientes naturais a custo zero. Para este dia, estão igualmente agendadas iniciativas para grupos, em concreto para escolas, comunicação social, profissionais do setor e entidades oficiais.

Já no dia 18, vai decorrer uma bolsa de contactos entre as empresas algarvias e operadores turísticos de países como o Reino Unido, a Irlanda, a Holanda, a Bélgica, a Alemanha, a Dinamarca, a Suécia e a França.

Para aumentar a visibilidade do evento e da região, a RTA vai também organizar em abril uma press trip para jornalistas portugueses e espanhóis e a ATA irá organizar uma fam trip com operadores turísticos na mesma altura, que vão participar na bolsa de contactos marcada para o Parque Ribeirinho.

A Algarve Nature Week é organizada pela RTA, com o apoio do Turismo de Portugal e a parceria de 7 entidades: Associação Turismo do Algarve, Câmara Municipal de Faro, CP – Comboios de Portugal, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Associação In Loco, Associação Vicentina, Associação Terras do Baixo Guadiana.

Comentários

pub