RTA começa celebração dos seus 45 anos com Passos Coelho

A Região de Turismo do Algarve (RTA) celebra o seu 45º aniversário no próximo dia 18 de março. As comemorações […]

45 anos rtaA Região de Turismo do Algarve (RTA) celebra o seu 45º aniversário no próximo dia 18 de março. As comemorações começam já este mês com um debate sobre turismo e uma campanha na página de Facebook VisitAlgarve, mas 2015 promete ser rico em várias iniciativas inéditas ao longo de todo o ano.

No dia do aniversário, às 13h30, o debate «Turismo no Algarve: Passado, Presente e Futuro» marcará o início das celebrações da criação da RTA.

O evento decorrerá no Ria Park Hotel & Spa, no Vale do Garrão (Almancil), e contará com a presença do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que presidirá à sessão de abertura.

Neste debate que pretende fazer uma retrospetiva dos 45 anos do turismo na região algarvia e discutir perspetivas futuras para o maior destino turístico nacional, marcam ainda presença o secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes, o presidente do Turismo de Portugal João Cotrim de Figueiredo, o presidente da RTA Desidério Silva, e o presidente da Câmara Municipal de Loulé Vítor Aleixo.

A estes nomes de peso juntam-se os do empresário André Jordan, do ex-secretário de Estado do Turismo Vítor Neto e do diretor do Aeroporto de Faro, António Correia Mendes.

A moderação está entregue ao diretor-adjunto da Lusa Ricardo Jorge Pinto e ao diretor-adjunto do jornal Expresso Nicolau Santos, que dinamizam um debate num formato com intervenções de quem está no palco e na plateia e dão voz a diferentes pontos de vista sobre o turismo na região.

«Há 45 anos, quem imaginava que o Algarve duplicaria o número anual de dormidas ao passar de oito milhões, no início da década de 1970, para mais de 16 milhões de pernoitas em 2014? Desde então, a Comissão Regional de Turismo do Algarve acompanhou as profundas mudanças ocorridas no setor, na região, no país e no mundo, reinventando-se em cada período da sua história», disse Desidério Silva, presidente da RTA.

Para as comemorações, a RTA preparou mais novidades, como a entrega de Medalhas de Mérito Turístico a personalidades que se destacaram no desenvolvimento e na valorização do destino Algarve nas últimas décadas (os vencedores serão anunciados no Dia Mundial do Turismo, a 27 de setembro) e um vídeo com testemunhos de turistas estrangeiros sobre os encantos da região algarvia. Esta produção vídeo terá cerca de cinco minutos de duração e será lançada no final deste mês.

Para os turistas que visitarem os 21 postos de turismo da região, haverá marcadores de livros especiais para levarem para casa, e para os participantes das ações promovidas ao longo do ano pela entidade regional de turismo haverá canetas e blocos com capa em cortiça.

Está ainda prevista uma oferta de prestígio para personalidades ilustres: um mapa da região em cristal acrílico.

Mas os amigos do Algarve no Facebook e no blogue da RTA também vão poder participar na grande festa de aniversário.

A RTA lançará um passatempo no dia 18 de março na página www.facebook.com/VisitAlgarve, que incitará os internautas a colecionar um conjunto de 45 cromos virtuais alusivos ao Algarve enquanto destino turístico. Para conseguirem os cromos, os internautas terão de convidar os seus amigos a participar no passatempo, habilitando-se a diversos prémios.

Já no blog.turismodoalgarve.pt serão divulgadas as 45 perguntas mais estranhas colocadas pelos turistas nos postos de turismo tutelados pela RTA. E será também lançado um e-book com as 45 coisas que caracterizam a alma algarvia.

A RTA, então designada Comissão Regional de Turismo do Algarve, foi criada a 18 de março de 1970, através do decreto-lei n.º 114/70.

A definição da política regional de turismo, em consonância com a estratégia nacional para o setor, a promoção, a animação e a informação turística foram, desde sempre, as competências do organismo que desde maio de 2013 tem ainda a competência de divulgar o Algarve também em Espanha.

Comentários

pub