Portuguesas averbam segunda derrota, agora frente ao Japão (com fotos)

As campeãs do mundo em título foram mais fortes e a seleção portuguesa de futebol feminino averbou esta sexta-feira a sua […]

Portugal 0 - Japão 3 (foto de Nelson Inácio)
Portugal 0 – Japão 3 (foto de Nelson Inácio)

As campeãs do mundo em título foram mais fortes e a seleção portuguesa de futebol feminino averbou esta sexta-feira a sua segunda derrota na Algarve Cup, ao perder com o Japão, por 3-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C da Algarve Cup, disputado do Estádio Algarve.

As portuguesas já tinham sido derrotadas na jornada inaugural, pela França (1-0), e continuam assim sem pontuar.

A seleção do Japão, por seu lado, depois de ter perdido com a Dinamarca (2-1) na estreia, conseguiu o primeiro triunfo na prova, graças aos golos de Yuri Kawamura (36 minutos), Kumi Yokoyama (53′) e Yuika Sugasawa (75′).

No mesmo Grupo C, a França voltou a provar estar num grande momento de forma. As gaulesas “despacharam” a Dinamarca, por 4-1, saindo para o intervalo já com quatro tentos de vantagem (golos de Eugénie Le Sommer, Camille Aby, Kenza Dali e Claire Lavogez), três dos quais apontados nos primeiros 13 minutos.

Na etapa complementar, as dinamarquesas equilibraram as operações e chegaram ao tento de honra a 15 minutos do final, por intermédio de Sanne Troelsgaard.

Na próxima segunda-feira, Japão (três pontos) e França (seis) deverão discutir o primeiro lugar no grupo, de olho na final da Algarve Cup 2015. A Dinamarca terá de golear a Equipa das Quinas e esperar um triunfo das japonesas diante da França para ainda sonharem com a liderança do grupo C.

Grupo A – Alemanha e Brasil derrotam China e Suécia

A Alemanha redimiu-se da entrada em falso na Algarve Cup, com um triunfo por 2-0 sobre a voluntariosa seleção da China.

Em relação ao jogo anterior, Silvia Neid fez uma pequena revolução, deixando de fora habituais titulares do ataque e do meio-campo, mas as germânicas não se ressentiram, antes pelo contrário: foram sempre mais perigosas sobre a bola e só não venceram por margem mais dilatada porque as chinesas defenderam muito bem na primeira parte.

Anja Mittag colocou a Alemanha em vantagem no final da primeira parte e Alexandra Popp saltou do banco de suplentes para marcar de cabeça a 15 minutos do final.

No outro jogo do dia, disputado em Lagos, o Brasil superiorizou-se à Suécia, pelo mesmo resultado (2-0), “corrigindo” o empate cedido diante da China na ronda inaugural. Marta e Andressa Alves, esta de grande penalidade, marcaram para as “canarinhas”.

Com estes resultados, as sul-americanas estão na liderança do grupo, com mais um ponto do que germânicas e suecas. Na terceira jornada há um “escaldante” Brasil – Alemanha que poderá muito bem decidir o vencedor do grupo, com as pupilas de Pia Sundhage à espreita.


Grupo B – Estados Unidos e Noruega batem Suíça e Islândia

Quem parece estar decidido em “vingar” a campanha dececionante do ano passado na Algarve Cup são os Estados Unidos. Esta tarde, somaram o segundo triunfo na competição, desta feita frente à Suíça, por 3-0, ainda que os golos só tenham surgido na segunda metade.

Alex Morgan abriu o marcador, numa jogada de insistência das norte-americanas, e Amy Rodriguez aumentou aos 72 minutos, numa iniciativa que entusiasmou as bancadas. A jogadora norte-americana serpenteou na cara das defesas helvéticas e rematou para o fundo da baliza, enganando a guarda-redes Stenia Michel. Abby Wambach fechou as contas do encontro, perto do fim, igualmente com um golo vistoso.

Com este resultado, a formação orientada por Jill Ellis já garantiu o primeiro lugar do grupo e assume-se como séria candidata à final.

Em Lagos, a Noruega ultrapassou a Islândia, por 1-0, com o tento decisivo do encontro a ser apontado por Emilie Haavi, logo nos minutos iniciais.

 

Comentários

pub