PCP questiona Governo sobre o regresso de problemas financeiros aos Alisuper

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo sobre a situação financeira da Alisuper, que estará, novamente, a enfrentar problemas. […]

Nova imagem da Alisuper
Nova imagem da Alisuper

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o Governo sobre a situação financeira da Alisuper, que estará, novamente, a enfrentar problemas.

Dificuldades em pagar aos 340 trabalhadores e a fornecedores desta rede de supermercados forma denunciadas pelo sindicato do setor e chegam agora à Assembleia da República.

Segundo os comunistas, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal revelou que se verificou «um atraso no pagamento de salários nos meses de fevereiro e março, situação que, de acordo, com a administração da empresa, já teria sido ultrapassada».

Os problemas vividos pela Alisuper foram admitidos pelo dono do Grupo Nogueira, José Nogueira, numa entrevista ao jornal «Expresso». Mas, segundo o semanário nacional, o responsável pela Alisuper garantiu que estes problemas «estão em processo de resolução e que a viabilidade da rede de supermercados não está em causa».

José Nogueira, cujo Grupo adquiriu os supermercados Alisuper, em 2012, aproveitou para lamentar o desinteresse mostrado pelo Governo relativamente à situação da Alisuper. Até porque o acordo que levou à aquisição da rede de supermercados pelo Grupo Nogueira, por uma quantia equivalente às dívidas que a empresa tinha à Segurança Social, à banca, aos fornecedores e aos trabalhadores, contou com o envolvimento do Ministério da Economia.

Tendo em conta esta posição do responsável máximo do Grupo Nogueira, o PCP quer que o Governo revele que acompanhamento tem feito da situação económica da Alisuper. Ao mesmo tempo, quer saber qual o acompanhamento feito pela Autoridade para as Condições de Trabalho da situação de atraso no pagamento de salários dos trabalhadores nos meses de fevereiro e março de 2015.

A rede Alisuper tem 49 lojas, a esmagadora maioria das quais se localizam no Algarve (43).

Comentários

pub