Orquestra Clássica do Sul e Grupo Coral Ossónoba apresentam concertos de Páscoa na Fuseta, Lagos e Tavira

Em período de celebração pascal, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) apresenta três espetáculos em colaboração com o Grupo Coral […]

orquestra classica do sulEm período de celebração pascal, a Orquestra Clássica do Sul (OCS) apresenta três espetáculos em colaboração com o Grupo Coral Ossónoba. Os Concertos de Páscoa acontecem no dia 3 de abril, Sexta-feira Santa, às 19h00, na Igreja do Carmo na Fuseta, no dia 4, às 21h30, no Centro Cultural de Lagos, e no dia 5, Domingo de Páscoa, às 18h00 na Igreja do Carmo em Tavira – este último insere-se nas celebrações do terceiro centenário da Irmandade Carmelita de Tavira.

Os concertos, que apresentam um repertório especial dedicado à época da Páscoa, têm a direção musical de Rui Pinheiro, Maestro Titular da OCS, e contam com a participação dos solistas do Grupo Coral Ossónoba Maria José Rocha (soprano), Cláudia Amaro e Verónica Rosová (contraltos), Paulo Sopa e Luís Espada (tenores) e João Pedro Mendonça (baixo).

A “Oratória de Páscoa” de Bach, concluída em abril de 1725, que retrata um domingo de Páscoa, com texto do oratório da autoria (provavelmente) de Picander, abre os concertos.

Após a abertura, apresenta-se a “Paixão” de Haydn presente na sua Sinfonia n.º 49.

A “Missa da Coroação”, composta em 1779, sendo uma das mais populares das 17 composições de Mozart do género, encerra o programa destes eventos.

Os Concertos de Páscoa da Orquestra Clássica do Sul têm o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, bem como das Câmaras Municipal de Lagos e Tavira. A entrada é paga, à exceção do concerto na Fuseta, que será de entrada livre.

Comentários

pub