Mãe Soberana desce do Santuário até à cidade no domingo de Páscoa

As celebrações da Festa da Mãe Soberana, em Loulé, arrancam no domingo de Páscoa com a descida da imagem da […]

mae soberana festa pequenaAs celebrações da Festa da Mãe Soberana, em Loulé, arrancam no domingo de Páscoa com a descida da imagem da Nossa Senhora da Piedade, desde o seu Santuário até à cidade, naquela que é chamada a Festa Pequena.

A cerimónia inicia-se às 16h30, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade com a recitação do Terço, seguindo-se,
a partir das 17h00, a descida da imagem da Mãe Soberana em procissão para a igreja de S. Francisco, acompanhada pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva.

A Câmara Municipal de Loulé realça que durante os quinze dias da sua estadia neste local, «as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual».

A descida da Padroeira faz-se em marcha acelerada a conduzir o pesado andor até à Igreja de S. Francisco.

Já a Festa Grande que, todos os anos, atrai à cidade milhares de peregrinos e visitantes, realiza-se passados quinze dias (19 de abril).

A autarquia louletana lembra que «esta é considerada a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima. Nesta demonstração de grande culto pela fé existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado, e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular».

Comentários

pub