Junta de Freguesia e Escuteiros de Ferragudo recolhem uma tonelada de lixo

Perto de uma tonelada de lixo e detritos foram retirados da zona ribeirinha de Ferragudo, numa ação conjunta da junta […]

Limparferragudo3Perto de uma tonelada de lixo e detritos foram retirados da zona ribeirinha de Ferragudo, numa ação conjunta da junta de Freguesia local e do Agrupamento 413 de Escuteiros Marítimos do CNE, levada a cabo no passado sábado, o Dia da Árvore.

A ação envolveu 130 escuteiros e vários voluntários, que usaram material cedido pela Junta de Ferragudo para fazer a recolha. A autarquia forneceu 30 quilos de sacos para a recolha, 350 pares de luvas descartáveis e os lanches aos participantes. A iniciativa, que durou cerca de 3 horas, foi apoiada pela Junta de Lagoa.

A zona de Intervenção foi um local onde foram depositadas as areias do fundo do rio nos anos 80, espaço que é hoje pela comunidade piscatória e caravanistas, e onde está prevista a construção da futura marina de Ferragudo.

Os promotores desta limpeza aproveitaram a ocasião para «sensibilizar a comunidade piscatória, os caravanistas e a população em geral para a preservação da limpeza da zona, que apesar não ser do domínio público, é um espaço utilizado por centenas de pessoas e necessita de se encontrar limpo e agradável».

«Foi simultaneamente efetuado levantamento das embarcações abandonadas na área, para futura remoção, bem como se concluiu que parte dos resíduos existentes são colocados no local propositadamente, nomeadamente entulhos de obras e jardins, sendo os restantes fruto da utilização diária do local por centenas de cidadãos que ai circulam, calculando-se que estejam depositados nesses terrenos mais de 10 toneladas de resíduos», segundo a Junta de Freguesia de Ferragudo, que apela aos cidadãos para que denunciem despejos indevidos naquele local.

Comentários

pub