Jogos de Quelfes estão de volta para promover o Olimpismo no Algarve

Os VI Jogos de Quelfes foram apresentados no dia 12 de março no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé. […]

jogos quelfesOs VI Jogos de Quelfes foram apresentados no dia 12 de março no Salão Nobre da Câmara Municipal de Loulé. A iniciativa vai decorrer de 11 a 19 de abril nos concelhos de Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, contando ainda com a participação de Albufeira e de Silves.

Os Jogos de Quelfes são, segundo a Comissão Organizadora, «o maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo direcionado ao 1.o Ciclo do Ensino Básico em Portugal e também o único, no nosso país, a merecer a chancela da Academia Olímpica Internacional e do Centro Internacional para a Trégua Olímpica, instituições que no seio do Movimento Olímpico, se dedicam à promoção do Olimpismo enquanto filosofia de vida e da paz».

Na apresentação, onde compareceram diretores de agrupamentos de escolas, professores, autarcas, comunicação social e amigos da educação e do desporto em geral, os presidentes dos municípios de Loulé e São Brás de Alportel, e também os vereadores do Pelouro das autarquias de Olhão e Tavira, «enfatizaram a importância destes Jogos enquanto ponto de encontro e reflexo de uma proposta de modelo educativo que se pretende cada vez mais abrangente».

Já Gustavo Marcos, percursor desta iniciativa, «fez um enquadramento geral destes VI Jogos de Quelfes, à qual se seguiram intervenções pelos representantes de cada comissão setorial, no esclarecimento daquilo que serão os torneios desportivos, seu enquadramento, âmbito e participação, com claro destaque para a novidade que é a introdução do desporto adaptado».

Segundo a Comissão Organizadora, foram ainda realçadas «algumas características que fazem, deste evento, algo de único e muito especial, como é o caso de todas as equipas lerem um texto elogioso ao adversário antes de qualquer partida, a ênfase colocada na superação pessoal ou a promoção da responsabilidade social, através de ações como a recolha das tampas das garrafas de água para propósitos humanitários».

Na cerimónia esteve também presente o presidente da Academia Olímpica de Portugal que, em representação do Movimento Olímpico, «felicitou todos os envolvidos na iniciativa, reforçando a importância deste evento para o Olimpismo nacional e da necessidade de efetivar, nomeadamente junto dos mais jovens, a dimensão humanista do Olimpismo, num ano em que o Algarve se prepara para receber, pela quarta vez, a Sessão Anual da Academia Olímpica (Maio, Loulé)».

Durante os Jogos de Quelfes os alunos vão poder desfrutar de equipamentos desportivos como o Estádio Algarve, as Piscinas Municipais de Quarteira ou o Pavilhão Dr. Eduardo Mansinho (Tavira).

A cerimónia de abertura está marcada para as 17H00 do dia 11 de abril no Auditório Municipal de Olhão e a de encerramento para as 16H00 do dia 19, no Pavilhão Municipal de São Brás de Alportel. Em ambas, a entrada é gratuita.

Comentários

pub