O geógrafo Eduardo Duarte foi convidado para apresentar a palestra “A Geografia dos Dias”, na Semana da Geografia da Escola Secundária Teixeira Gomes, estabelecimento de ensino onde o palestrante estudou.
O evento, que serviu para demonstrar que a Geografia «nos acompanha no nosso dia a dia» e é «importante no planeamento territorial para melhorar a qualidade de vida das populações», realizou-se esta segunda e reuniu professores e alunos daquela escola.
Mas não se falou só de Geografia, nesta palestra. O interesse de Eduardo Duarte pela literatura levou-o a falar de obras como «O principezinho», de Antoine de Saint Exupéry, e «Portugal», de Miguel Torga. Na primeira, fez-se referência ao geógrafo que, na sua atividade profissional, se ocupa de realidades eternas.
No caso da obra de Torga, Eduardo Duarte (que trabalha como geógrafo na Câmara Municipal de Monchique) referiu-se à representação que «todos nós transportamos do nosso país, no nosso íntimo, como, de resto, a palestra demonstrou: durante a sua realização, cada um dos presentes desenhou o «seu» mapa de Portugal».
Este encontro contou com a presença do professor bibliotecário Luís Salema e com a colaboração da Biblioteca, que disponibiliza, também, ao longo desta semana, uma montra de livros sobre temáticas abordadas no âmbito das disciplinas da área da geografia.
Comentários