FOTOGALERIA: Mafalda Vasques foi a grande vencedora do concurso «Sons do Fado» em Lagoa

Mafalda Vasques, de Beja, foi a grande vencedora da final do concurso “Sons do Fado”, que decorreu no sábado à […]

Mafalda Vasques, de Beja, foi a grande vencedora da final do concurso “Sons do Fado”, que decorreu no sábado à noite, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal (Lagoa), com a lotação esgotada.

Na Final de mais um “Sons do Fado”, os nove concorrentes selecionados nas eliminatórias anteriores – Francisco Godinho, de Albufeira, Mafalda Vasques, de Beja, Victor Costa, de Queluz, Alcino Bom, de Faro, Celeste Costa, de Lagos, Ana Valentim, de Odiáxere, Ana Rato, de Beja, Nádia Catarro, de Vila Real de Santo António, e António D´Almeida, de Albufeira – com os nervos e a ansiedade natural nestas situações, apresentaram dois fados cada um.

O júri ia tomando notas e elaborando a lista dos mais votados, mas os resultados só seriam apresentados mais tarde.

É que, antes da cerimónia final, o momento esperado por todos, teve lugar a atuação da fadista Gisela João que, entrando em palco com um visual diferente do tradicional em espetáculos de fado, rapidamente conseguiu uma empatia com o público, evidenciando uma alegria contagiante e intercalando na sua atuação o fado mais puro e formas novas de musicalidade onde a sua voz por si só se impôs, como cordão umbilical que a liga ao valor patrimonial da humanidade que é o fado.

Fotos de: Duarte Costa

No final do espetáculo, o presidente da Câmara Francisco Martins e o restante executivo subiram ao palco para entregar lembranças a todos os concorrentes e o prémio à vencedora, Mafalda Vasques, escolhida pelo júri de entre os finalistas apurados nas eliminatórias de Porches, Mexilhoeira da Carregação e Ferragudo.

Mafalda Vasques representará, assim, o Município de Lagoa no II Festival de Mornas de S. Domingos – Vozes do Atlântico Meeting, em Cabo Verde.

“É reconfortante ver, em dois fins de semana seguidos, esta sala lotada com dois espetáculos de caraterísticas diferentes, a ópera Carmina Burana e agora os “Sons do Fado” que marcam mais uma referência de Lagoa no plano cultural da região”, disse Francisco Martins, visivelmente satisfeito.

O presidente da Câmara de Lagoa, que organizou o concurso de Fado, aproveitou também a oportunidade para agradecer a todos os colaboradores camarários o empenho para que o espetáculo decorresse com toda a normalidade e sucesso.

Comentários

pub