FOTOGALERIA: Alunos do ISMAT deram à luz candeeiros baseados nas latas de conservas

Alunos dos três anos curso de Design de Comunicação do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) pegaram em ilustrações das […]

DSC_0790Alunos dos três anos curso de Design de Comunicação do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) pegaram em ilustrações das latas de conserva antigas, digitalizadas pelo Museu de Portimão, e deram à luz 17 originais abat-jours de candeeiros.

O resultado de pouco mais de um mês de trabalho, sob a orientação da professora Daniela Braz, pode agora ser visto na exposição «A Luz das Conservas», patente no átrio do Museu de Portimão, e que foi inaugurada no passado sábado, com a presença de muitos dos jovens futuros designers.

Miguel Toste é um dos alunos que criou a sua própria versão de candeeiro. «No ISMAT, temos uma iniciativa que se chama Plural e que, normalmente, passa pela produção de um espetáculo que mostre o trabalho da escola. Este ano não fizemos espetáculo, mas promovemos este trabalho e a exposição», explicou ao Sul Informação.

A ideia original nem Miguel Toste sabe muito bem como começou: «foi uma coisa pensada entre os professores e nós. Pegando no design das latas antigas, preservado aqui no Museu de Portimão, pensou-se em fazer alguma coisa com isso e surgiu a ideia de fazermos os candeeiros».

Daniela Braz, designer e professora do ISMAT, acrescentou que, «a partir do ideário gráfico das latas antigas, os alunos construíram novos padrões e novas composições».

Por seu lado, José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, destacou a interação entre a estrutura museológica e aquele Instituto Superior na criação desta exposição, integrada no programa do Março Jovem. «O design das latas de conservas, já no princípio do século XX, era de alta qualidade. O que agora foi feito foi pegar nessas imagens, algumas delas icónicas, e aplicá-las em novos usos, tirando partido da riqueza do design. O resultado é muito interessante», explicou.

Os alunos conceberam o padrão que se pode ver em cada um dos abat-jours. Quanto aos pés dos candeeiros, eles resultam da adaptação de mesas de bar, emprestadas pelo dono de um desses espaços.

A exposição, que conta com o apoio das Conservas Ramirez, foi aberta no sábado, ao final da tarde, e pode agora ser vista até 31 de Março no Museu de Portimão. E o Sul Informação está em condições de adiantar que ficou a ideia de, num futuro próximo, pelo menos alguns dos originais candeeiros estarem à venda no Museu. É que, na inauguração da mostra, o que toda a gente queria mesmo saber é quanto custavam e onde poderiam comprar um…

 

Comentários

pub