Ferragudo lança a primeira horta urbana do concelho de Lagoa

Um terreno com 300 metros quadrados, dividido em dez talhões, dotado de água para rega, é o ponto de partida […]

horta urbana de ferragudoUm terreno com 300 metros quadrados, dividido em dez talhões, dotado de água para rega, é o ponto de partida para a Horta Urbana de Ferragudo, a primeira do género a ser criada no concelho de Lagoa.

O terreno situa-se junto ao cemitério da vila, num local onde em tempos existiu uma creche, entretanto demolida. Por isso, Luís Alberto, presidente da Junta de Freguesia de Ferragudo, entidade responsável pela iniciativa, diz que foi preciso fazer trabalhos de «preparação do espaço, retirando entulho, construindo muros de contenção e colocando novo solo».

Estes trabalhos, como se pode constatar pela foto, estão já em fase final, até porque o autarca pretende inaugurar a horta no dia 25 de Abril.

Também a decorrer estão as candidaturas para a atribuição dos dez talhões de 30 metros quadrados cada da Horta Urbana.

«Em primeiro lugar, e segundo o regulamento, estes talhões destinam-se aos agregados familiares com mais baixos rendimentos da freguesia e só depois, se não houver candidatos suficientes nessas condições, é que iremos atribuí-los a outras pessoas que se inscreverem, para ocupar lugares que possam ficar vagos, de acordo com uma pontuação, como consta também do regulamento», explicou Luís Alberto ao Sul Informação.

ferragudoO objetivo do projeto é «dotar a Freguesia de um equipamento comunitário com uma forte componente social, considerando a importância da relação entre o Homem e a Terra como forma de equilíbrio, interação e integração com o meio social e ambiental».

No fundo, a Horta Urbana, apesar das suas dimensões reduzidas, destina-se a «colmatar uma brecha que poderá existir nas pessoas com mais dificuldades, que assim poderão cultivar o seu pedacinho de terreno e tirar daqui os seus alimentos», acrescentou.

No futuro, se as coisas correrem bem, a Freguesia de Ferragudo pretende até fazer «pequenas feiras mensais» para escoar eventuais excedentes produzidos nas hortas, que produzirão apenas em modo biológico.

Porque muitos dos potenciais interessados em tornar-se mini agricultores podem não perceber muito do assunto, o projeto prevê duas ações de formação obrigatórias. Haverá ainda um local para compostagem de resíduos verdes, bem como um arrumo em madeira para as ferramentas e demais utensílios, estruturas que serão construídas pelos Escuteiros Marítimos de Ferragudo, reutilizando madeiras, nomeadamente de paletes.

Além do espaço, da água de rega, das ferramentas e da formação, a Junta de Freguesia irá ainda fornecer as primeiras sementes para a leva inicial de micro agricultores.

No total, adiantou Luís Alberto, «iremos investir neste projeto perto de 20 mil euros», dos quais «15 mil têm a ver com a preparação do terreno».

O projeto da Horta Urbana de Ferragudo resulta da delegação de competências da Câmara Municipal para as freguesias, recentemente acordada, no âmbito da nova lei.

Em breve deverá também surgir outra Horta Urbana, mas na Freguesia de Porches.

 

Comentários

pub