Faro: Executivo quer renovar Parque de Campismo e obrigar à rotatividade

O presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau vai reavivar a questão do antigo Parque de Campismo da Praia de […]

Parque Campismo Praia de Faro_3O presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau vai reavivar a questão do antigo Parque de Campismo da Praia de Faro, mas, em vez de um parque de estacionamento, propõe agora a construção de um camping novo, no mesmo local, que passará a ser gerido pela autarquia e sujeito a um regulamento que prevê, entre outras questões, «obrigações de rotatividade e limitação do tempo de permanência».

O edil irá apresentar uma proposta neste sentido na Reunião de Câmara da próxima semana, depois de uma primeira tentativa ter sido gorada pela oposição, no início deste mês. A nova proposta, tal como a anterior, prevê a revogação do contrato com a associação que atualmente usa este espaço e o retorno do equipamento para a esfera autárquica.

Para isso, a autarquia apenas terá de denunciar o contrato que cede o usufruto do espaço à Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo da Praia de Faro, um mês antes da renovação automática do vínculo, que acontece a cada 60 dias. A próxima renovação automática acontece no início de Abril.

Ou seja, apesar de mudar a proposta do destino a dar ao espaço – originalmente, a ideia era construir um parque de estacionamento de 400 lugares, para funcionar apenas este Verão – Rogério Bacalhau volta a insistir na questão principal (e que gerou mais polémica), a da reclamação, por parte da Câmara, do uso do espaço do antigo parque de campismo, que há muitos anos é utilizado pela associação.

Novo Parque de Campismo e Autocaravanismo será «aberto a toda a população e visitantes»

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Faro, o edil, em «coerência com o comunicado que fez à população no passado dia 9 de Março», submeterá «uma vez mais à próxima Reunião de Câmara, uma proposta para resolução da situação que permanece no espaço do antigo parque de campismo da Praia de Faro, persistindo na intenção de devolver esta área ao usufruto de todos os farenses e visitantes que dela têm sido privados nas últimas décadas».

«A proposta compreende a libertação do espaço para a edificação de um novo parque de campismo e autocaravanismo, aberto a toda a população e visitantes, com os requisitos de conforto e segurança vigentes, sob gestão do Município», revela a autarquia.

O presidente da Câmara de Faro irá propor, ainda, um regulamento que «regerá o funcionamento do equipamento com obrigações de rotatividade e limitação do tempo de permanência, otimização do aproveitamento do espaço, normas para a utilização do parque para autocaravanas em época baixa».

Caso consiga que a proposta passe em Reunião de Câmara, a intenção é colocar o novo Parque de Campismo em funcionamento «a partir do dia 7 de Outubro, face à necessidade de preservar o regular funcionamento da época balnear deste ano».

UmaParque Campismo Praia de Faro_2 vez que o Executivo Permanente da Câmara de Faro não tem maioria, terá de convencer ou o PS, que tem quatro vereadores, os mesmos da coligação de partidos de Direita no poder, ou o PCP, que conta com um vereador na Câmara de Faro.

No que toca ao destino a dar ao espaço, a proposta do executivo vai ao encontro de algumas exigências da oposição, nomeadamente do PCP, mas a nota libertada pela autarquia não esclarece como vai resolver a outra questão que foi levantada: a de oito famílias que, alegadamente, têm a sua única habitação no antigo Parque de Campismo da Praia de Faro.

Já Rogério Bacalhau «reafirma a sua convicção de que a proposta que apresenta é a que melhor serve os interesses dos farenses e representa a aspiração dos cidadãos, com o objetivo último de se assegurar que, na época balnear de 2016, o Concelho esteja dotado de um parque de campismo e autocaravanismo».

Comentários

pub