E depois do eclipse, chega a Primavera

Se a manhã desta sexta-feira, 20 de Março, começou com um eclipse parcial do Sol, à noite chega a Primavera. […]

primaveraSe a manhã desta sexta-feira, 20 de Março, começou com um eclipse parcial do Sol, à noite chega a Primavera.

Às 22h45 de hoje, a Terra atinge o ponto da sua órbita a partir do qual o hemisfério Norte passa a estar mais iluminado do que o Sul, dando origem por cá a dias mais compridos do que as noites.

O instante em que ambos hemisférios se encontram igualmente iluminados é conhecido como Equinócio da Primavera. Já no hemisfério Sul é conhecido por Equinócio do Outono.

O que é um Equinócio? É o acontecimento astronómico que marca o início da Primavera (no hemisfério norte), pelo facto de o Sol passar no equador celeste nessa data, movendo-se de sul para norte. No início do Outono (22 ou 23 de Setembro), volta a passar pelo equador celeste, dessa vez de norte para sul.

EquinócioPT«Na data do equinócio, o Sol nasce precisamente a Este e põe-se precisamente a Oeste, coisa que não acontece no resto do ano. Também na data do equinócio, vemos que a duração do dia (aqui “dia” entendido como o período de tempo com o Sol acima do horizonte) é igual ao período noturno. Por isso, em latim, equinócio [aequus (igual) e nox (noite)] significa igual à noite (entendida igual ao dia, é claro)», explica o astrónomo Guilherme de Almeida, habitual colaborador da rede Ciência na Imprensa Regional, da qual o Sul Informação faz parte.

A Primavera prolonga-se por 92,79 dias até ao próximo Solstício de Verão, que ocorre no dia 21 de Junho, às 17h38. Até essa data, os dias continuarão a crescer, com cada vez mais horas de sol.

No dia 29 de março, a hora legal em Portugal continental será adiantada 60 minutos à 1 hora de tempo legal (1 hora UTC) e passaremos, então, a estar na chamada hora de Verão. E, nesse dia, por causa desta alteração, dormiremos menos uma hora…o que vale é que é domingo.

Comentários

pub