CCDR acolhe conferência sobre mobilidade de estudantes na Europa

As oportunidades de mobilidade de estudantes dentro da Europa, com especial destaque para as possibilidades abertas pelo programa «Erasmus+», vão […]

CCDRA1As oportunidades de mobilidade de estudantes dentro da Europa, com especial destaque para as possibilidades abertas pelo programa «Erasmus+», vão ser dadas a conhecer no evento «Meet Europe in the Algarve – Encontre a Europa no Algarve», que vai decorrer a 19 de março, a partir das 9h30, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

«O evento pretende explorar as oportunidades abertas pela nova geração de programas comunitários, com destaque para o ERASMUS +. Pretende, ainda, fomentar a abertura das instituições do Algarve ao exterior através de parcerias internacionais, envolver as empresas no espírito do novo quadro financeiro e publicitar a região e o país», revela a CCDR Algarve, que co-organiza o evento, através do seu Centro de Informação Europeia Europe Direct (CIED Algarve.

«O domínio quase generalizado do inglês como língua estrangeira, nas camadas mais jovens, e a facilidade de aprendizagem de outras línguas, a natural hospitalidade dos portugueses e ainda o facto de o Algarve registar de um modo geral níveis de participação muito baixos em programas de mobilidade internacional, são fatores que justificam a realização do evento», acrescentou.

Neste evento, escolas, Instituições de formação e autoridades locais do Algarve são convidados a alargar a sua rede de contactos a congéneres Europeias. Nos dias prévios à Conferência, 17 e 18 de março, serão organizadas reuniões bilaterais em função das necessidades específicas dos participantes que manifestem esse interesse.

Quanto aos temas a abordar na conferência em si, «ajudam a construir/elaborar projetos concretos». No dia 19, será ainda promovida «A Noite Portuguesa», uma iniciativa que convida «à partilha de produtos da região e um momento que proporcionará aos convidados o contacto com a riqueza da nossa cultura».

O CIED Algarve promove a conferência em parceria com a M.A.E. – Mobility – Activity – Experience, «entidade com 15 anos de experiência na promoção de mobilidade europeia» e conta com o apoio da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – DGESTE, através da sua Direção de Serviços do Algarve.

Comentários

pub