Carlos Guerreiro conta histórias de aviões e portugueses na II Guerra Mundial

O jornalista Carlos Guerreiro – autor do livro «Aterrem em Portugal» – vem até ao Algarve, ao Monte do Malhão […]

carlos guerreiroO jornalista Carlos Guerreiro – autor do livro «Aterrem em Portugal» – vem até ao Algarve, ao Monte do Malhão (Castro Marim), amanhã, 24 de Março, às 18h30, para falar sobre os aviadores que foram salvos ou apoiados por portugueses durante a II Guerra Mundial.

«Nos últimos anos, foi possível juntar os familiares de dois aviadores britânicos que aterraram em Portugal no princípio da II Guerra Mundial. Tive de traduzir para inglês a letra de uma música bem portuguesa, porque o filho de um piloto a encontrou entre os documentos do pai. Do livro, voaram ainda histórias que estão a crescer sozinhas em museus…», explica Carlos Guerreiro.

«Sete anos depois do lançamento do “Aterrem em Portugal!”, e com a internet a dar uma ajuda, continuam a surgir novas histórias, fotografias e documentos», acrescenta.

São algumas destas histórias que o jornalista irá abordar em jeito de tertúlia no Monte do Malhão, em Castro Marim, ao fim da tarde de amanhã, com entrada livre.

«Durante a II Guerra Mundial milhares de náufragos foram retirados das águas dos oceanos Atlântico e Índico por navios portugueses ou receberam assistência de autoridades nacionais no continente, ilhas e ex-colónias.

A marinha de guerra, a mercante e até a frota de pesca do nosso país foram testemunhas de todo o tipo de tragédias que se abateram sobre o mar entre os anos de 1939 e 1945. Apesar da neutralidade os portugueses também lamentaram a perda de vidas de marinheiros, tanto em navios nacionais como estrangeiros».

Comentários

pub