Carlos Fiolhais vai a Loulé falar sobre a Luz

O cientista e comunicador de ciência Carlos Fiolhais vais estar em Loulé para falar do tema «Haja Luz! A Luz […]

carlos fiolhaisO cientista e comunicador de ciência Carlos Fiolhais vais estar em Loulé para falar do tema «Haja Luz! A Luz quando nasce é para todos?», em mais uma sessão do ciclo de conferências «Horizontes do Futuro», que terá lugar na próxima quinta-feira, às 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé.

A autarquia louletana aproveitou a celebração, em 2015, do Ano Internacional da Luz para convidar o conceituado e interventivo físico, professor universitário e autor português.

«A luz é o fenómeno físico ao qual devemos a vida (sem a luz, portadora de energia, vinda do Sol não poderia haver vida na Terra) e o nosso conhecimento do mundo (tanto através da luz visível como luz invisível). A luz, de modo muito claro nos dias de hoje, é também tecnologia, que torna a vida mais confortável: Mas a luz é também uma metáfora de entendimento, razão e verdade. Luz pode ainda significar o bem, como na “metáfora do Sol” de Platão», enquadra a Câmara de Loulé.

«Ao chamar a atenção para a luz, neste Ano da Luz, pretende-se não só que haja maior consciência do fenómeno como um melhor aproveitamento da luz para benefício da nossa vida comum no planeta. Com vários exemplos da história e da cultura, o orador irá mostrar o enorme poder que a luz tem tido de concitar a atenção dos seres humanos. Num simples arco-íris, por exemplo, há muita ciência ao mesmo tempo que há também arte e poesia», acrescentou a autarquia.

Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa, em 1956, é doutorado em Física pela Universidade de Frankfurt e professor na Universidade de Coimbra. É autor de 140 artigos científicos, entre os quais o mais citado de autores em Portugal. É autor dos livros “Física Divertida”, “Nova Física Divertida” e “Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência”, na Gradiva, entre vários outros, alguns traduzidos e publicados no estrangeiro. Publicou recentemente “História da Ciência em Portugal” e “Biblioteca Joanina”.

Dirigiu a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e dirige hoje o Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra. Dirige a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o prémio Rómulo de Carvalho, o Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique. É o coordenador da Comissão Nacional de 2015 – Ano Internacional da Luz.

Comentários

pub