Associação de Defesa do Património de Aljezur dedica o dia aos Arquivos

A conferência «Conservação Preventiva e Arquivos: Níveis de Implementação», marcada para as 15h00 de amanhã, 28 de Março, no Espaço+, […]

aljezurA conferência «Conservação Preventiva e Arquivos: Níveis de Implementação», marcada para as 15h00 de amanhã, 28 de Março, no Espaço+, em Aljezur, é o ponto alto de um dia inteiro dedicado aos arquivos e ao património, naquela vila da Costa Vicentina.

Numa iniciativa da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur (ADPHA), e integrada no Dia Nacional dos Centros Históricos e no ciclo «Entre Arquivos», a jornada começa às 10h00, no largo do Mercado, de onde os cerca de quatro dezenas de participantes esperados partirão para um circuito histórico-cultural, ao longo do qual serão visitados todos os núcleos museológicos da vila, culminando com a visita à sede da associação.

Aí, segundo José Marreiros, membro da direção, está guardado o arquivo histórico de Aljezur, «tão abandonado». Durante esta visita do grupo que integra sobretudo técnicos e responsáveis pela rede de arquivos do Algarve, estarão expostas algumas das obras guardadas na sede da ADPHA.

A culminar esta jornada cultural, terá então lugar a conferência, a cargo de Luís Pereira.

«Entre Arquivos» é um projeto assinado pela Universidade de Évora e que visa a realização de um ciclo de conferências na área da arquivística. Esta iniciativa pretende trazer especialistas aos diferentes Arquivos do Algarve, num sábado de cada mês.

«A discussão é fundamental quando falamos em temas cuja pertinência se reflete no dia-a-dia dos profissionais de arquivo», salientam os promotores.

O projeto é realizado no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação.

A entrada na conferência é gratuita e confere certificado aos participantes.

Comentários

pub