AIFF sensibiliza produtores florestais do Algarve para a certificação

A AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal promoveu, no dia 20, uma sessão com a […]

Floresta em AlcoutimA AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal promoveu, no dia 20, uma sessão com a Viver Serra – Associação para a Protecção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio – e com a ASPAFLOBAL – Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio, para as sensibilizar para a importância da certificação florestal.

A AIFF está a promover o projeto de certificação CERTIFICA+, que tem como objetivos «contribuir para o aumento da competitividade do setor e promover a melhoria da gestão florestal praticada em Portugal».

De norte a sul do país, estão a decorrer sessões com as organizações de produtores florestais para apresentar o projeto promovido pela AIFF em colaboração com a APCOR – Associação Portuguesa da Cortiça, CELPA – Associação da Indústria Papeleira e Centro Pinus – Associação para a Valorização da Floresta de Pinho.

Com este projeto, a AIFF pretende «criar condições para as organizações de produtores implementarem novos sistemas de gestão florestal sustentável ou aumentarem a adesão dos proprietários/gestores aos sistemas já existentes».

A associação acredita que «a gestão florestal sustentável e a sua certificação contribuem para a resolução das grandes dificuldades e ameaças do setor, como os incêndios, as pragas e doenças, a baixa rentabilidade de algumas produções ou a perda de biodiversidade».

A AIFF tem um âmbito de atuação nacional e fazem parte da sua estrutura associada empresas, organizações associativas empresariais e de produtores, entidades do sistema científico e tecnológico e do sistema de educação e formação.

Comentários

pub