Abutre-preto volta a nidificar no Sul de Portugal

Dois casais de abutre-preto iniciaram a nidificação na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, em ninhos artificiais instalados pelo […]

abutre preto1Dois casais de abutre-preto iniciaram a nidificação na Herdade da Contenda, no concelho de Moura, em ninhos artificiais instalados pelo projeto LIFE “Habitat Lince Abutre”. Este poderá ser o primeiro passo no restabelecimento de um núcleo reprodutor desta ave no Alentejo, após várias décadas sem se reproduzir na região.

Estes dois casais reprodutores de abutre-preto foram detetados durante a monitorização das plataformas artificiais de nidificação efetuada pela Liga para a Proteção Natureza (LPN) e na sequência do esforço de conservação levado a cabo pelo projeto LIFE “Habitat Lince Abutre”, concluído em Setembro de 2014.

A LPN salienta que «a nidificação desta espécie Criticamente em Perigo de extinção, nesta região, foi possível em resultado das medidas implementadas no âmbito deste projeto e da indispensável colaboração da Herdade da Contenda, Empresa Municipal (EM), assim como da adequada gestão da área promovida por esta entidade».

Numa visita recentemente realizada, «foi registada a instalação de dois casais de abutre-preto em dois dos ninhos artificiais implementados por este projeto no concelho Moura, tendo sido possível confirmar a presença de um exemplar desta espécie em incubação num destes ninhos e a deposição de material de revestimento noutro, correspondendo assim ao início do desejado restabelecimento de uma colónia reprodutora no Alentejo».

Após mais de quarenta anos sem reprodução confirmada a sul do Rio Tejo, em Portugal, tendo neste período apenas sido registada uma tentativa de nidificação (falhada) há cerca de vinte anos (igualmente na Herdade da Contenda, em 1996), a ocupação destes dois ninhos artificiais representa o «sucesso das medidas implementadas» no âmbito do projeto LIFE “Habitat Lince Abutre” e «um importante marco na conservação do abutre-preto em território nacional», sublinha ainda a LPN.

O abutre-preto regressou como reprodutor a Portugal em 2010 (na região do Tejo Internacional) e atualmente está a nidificar apenas no Tejo Internacional (cerca de 12 casais) e no Douro Internacional (1 casal), podendo a presente nidificação constituir o estabelecimento do terceiro núcleo reprodutor da espécie no país.

Campo de alimentação de aves necrófogas
Campo de alimentação de aves necrófogas

No início de 2012, o projeto LIFE-Natureza “Habitat Lince Abutre” instalou 12 ninhos artificiais para abutre-preto na Herdade da Contenda, de entre um total de 30 instalados nas regiões de Moura, Mourão e Barrancos e do Vale do Guadiana, com vista a melhorar as condições para o estabelecimento e reprodução desta espécie.

Esta medida, assim como outras realizadas, enquadra-se no Protocolo de Parceria estabelecido entre este projecto LIFE e a Herdade da Contenda.

Além destas medidas, foi também criada uma rede de campos de alimentação para aves necrófagas na área de implementação do projeto, dirigida ao abutre-preto, bem como um conjunto mais vasto de medidas de conservação do lince-ibérico e dos habitats destas duas espécies (incluindo a sensibilização e envolvimento das comunidades locais), num investimento de cerca de 2.250.000 euros ao abrigo do Programa LIFE-Natureza.

A Herdade da Contenda é propriedade do Município de Moura e é gerida pela empresa municipal Herdade da Contenda. De reconhecido valor natural, cénico e cinegético, corresponde a uma área com uma importância fundamental na conservação da biodiversidade da região.

Desde há longos anos Zona de Caça Nacional e Perímetro Florestal, a Herdade da Contenda é parte integrante e essencial para o equilíbrio ecológico da Rede Natura 2000 na margem esquerda do Guadiana.

Durante os próximos meses, a LPN continuará a fazer a monitorização dos ninhos ocupados pelo abutre-preto, em colaboração com a Herdade da Contenda, «tendo permanentemente em atenção a necessária compatibilização com as restantes atividades em curso na propriedade, como sejam a caça, a silvicultura, o ecoturismo ou o usufruto pelas comunidades locais».

Nino artificial colocado no âmbito do projecto LIFE “Habitat Lince Abutre”
Nino artificial colocado no âmbito do projecto LIFE “Habitat Lince Abutre”

No seguimento do projeto LIFE “Habitat Lince Abutre” e em colaboração com proprietários, gestores, agricultores e caçadores, a LPN espera «continuar a contribuir significativamente para a conservação do abutre-preto, do lince-ibérico e da paisagem que os abriga».

O projeto LIFE “Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal” (de acrónimo “Habitat Lince Abutre”) visou contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência e reprodução do lince-ibérico e do abutre-preto, duas espécies classificadas como Criticamente em Perigo e com importantes funções no ecossistema no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda outras espécies ameaçadas de extinção.

Este projeto foi coordenado pela LPN e teve como beneficiários associados diversas instituições públicas e privadas, designadamente o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI), a Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC), a Associação dos Jovens Agricultores de Moura (AJAM), a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS / ISCTE-IUL). Contou ainda com a Fauna & Flora International (FFI) e o ICNF como co-financiadores.

Tendo decorrido entre Janeiro de 2010 e Setembro de 2014, este projeto foi co-financiado a 75% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia.

Comentários

pub