Investigadora fala sobre o vírus da Gripe no Centro Ciência Viva de Lagos

O Centro Ciência Viva de Lagos promove, no sábado, 14 de Março, às 15h00, mais um Café de Ciência, desta […]

investigamos_portugalO Centro Ciência Viva de Lagos promove, no sábado, 14 de Março, às 15h00, mais um Café de Ciência, desta vez tendo como tema «A Gripe A no Laboratório».

Maria João Amorim irá falar sobre a investigação de que faz em Portugal na área do vírus da Gripe, como é investigar em Portugal e como esta investigação tem impacto nas vidas de todos.

«Vamos descobrir como é o vírus da gripe mas desta vez quando este está num laboratório», desafia o CCV de Lagos. A iniciativa tem entrada gratuita.

Neste mesmo dia, o Centro Ciência Viva de Lagos irá revelar os resultados do Concurso de Micronarrativas sobre a Gripe, lançado junto das escolas do Algarve. Os membros do Júri estarão presentes para revelar as três Micronarrativas vencedoras e fazer a entrega dos prémios.

Está ação enquadra-se no Projeto Saúde a 4 Tempos, apoiado por um prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, que o Centro Ciência Viva de Lagos está a implementar no decorrer de 2015.

O projeto inclui atividades que visam divulgar e fomentar o debate esclarecido sobre diversas áreas da Saúde, abordando quatro temáticas vinculadas às quatro estações do ano: na Primavera, as Alergias, no Verão, a Pele, no Outono, a Desordem Afetiva Sazonal, e no Inverno, a Gripe.

A convidada deste sábado, Maria João Amorim, é Investigadora Principal no Instituto Gulbenkian de
Ciência, em Portugal. O seu grupo dedica-se ao estudo do vírus da gripe A, um importante vírus para a saúde pública humana, causador de epidemias anuais e pandemias recorrentes.

O interesse na interação entre o vírus e as células foi já tópico da sua tese de doutoramento que realizou na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Além desta sua especialização, trabalhou noutras áreas científicas e supervisionou vários estudantes, tendo um gosto especial pela transmissão de conhecimento e formação de novos cientistas.

Comentários

pub