Volta ao Algarve: Porte vence na subida ao Malhão e Geraint Thomas continua de amarelo

A equipa britânica Sky dominou em toda a linha a quarta etapa da Volta ao Algarve, que este sábado levou […]

Richie Porte vence a 4ª etapa - foto de Nelson Inácio
Richie Porte vence a 4ª etapa – foto de Nelson Inácio

A equipa britânica Sky dominou em toda a linha a quarta etapa da Volta ao Algarve, que este sábado levou o pelotão desde Tavira até ao alto do Malhão, ao longo de extenuantes 218,3 quilómetros.

O australiano Richie Porte venceu a tirada, enquanto o britânico Geraint Thomas conservou a Camisola Amarela.

A formação belga Etixx-QuickStep tudo tentou para contrariar o favoritismo dos homens da Sky, lançando Tony Martin e Zdenek Stybar em ataques sucessivos.

Só que a armada britânica teve argumentos para responder e manteve a tradição na mítica subida do concelho de Loulé.

Em quatro participações na Volta ao Algarve, a Sky ganhou quatro vezes no alto do Malhão: Richie Porte, em 2012 e em 2015, Sergio Henao, em 2013, e Stephen Cummings, em 2011.

Richie Porte levou 5h55m34s a cumprir os 218,3 quilómetros da etapa deste sábado, adiantando-se em 3 segundos ao campeão mundial de fundo, Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep) e em 6 segundos ao campeão de Espanha, Ion Izaguirre (Movistar), segundo e terceiro, respetivamente, que foram os primeiros a ser vitoriados pelos milhares de espectadores que se concentraram na subida final.

A subida para o Malhão - 4ª etapa - foto de Nelson Inácio
A subida para o Malhão – 4ª etapa – foto de Nelson Inácio

“Desta vez não estava previsto ganhar. A Etixx desgastou-nos bastante e eu estava reservado para rodar forte nos últimos 10 quilometros antes da subida. É bom poder recompensar o Thomas com a camisola amarela porque ele, nos últimos anos, fez muito por mim e pela minha carreira. A 300 metros da meta ele disse-me para atacar e tudo correu bem. Dias como este são raros. Foi perfeito. É um excelente arraque para a temporada e fortalece o moral da Sky”, declarou o australiano, vencedor da Volta ao Algarve em 2012.

Geraint Thomas, sempre bem acolitado por Porte, aguentou as ofensivas dos adversários, foi o quarto a cruzar a meta e comanda a geral individual com 27 segundos de vantagem sobre Kwiatkowski.

“Foram seis horas de sobe e desce. Foi um dia duro, mas estou feliz, sobretudo por ter mantido a camisola amarela e o Richie [Porte] ter ganho a etapa. Vamos manter a camisola até ao final porque amanhã será ao sprint e não deverá haver problemas. Veremos como corre o Paris-Nice, mas o Richie será a aposta e eu um plano de reserva. Penso que iremos na melhor forma que pudermos, mas ele será o número um”, afiançou Thomas.

Geraint Thomas mantém a camisola amarela - 4ª etapa - foto de Nelson Inácio
Geraint Thomas mantém a camisola amarela – 4ª etapa – foto de Nelson Inácio

O português Tiago Machado (Katusho), sexto na etapa, cumpriu o objetivo com que entrou nesta Volta ao Algarve: chegou ao pódio da geral individual. Vai partir para a última etapa na terceira posição, a 1m11s da camisola amarela.

“Gostava de ter discutido a etapa mas os homens da Sky controlaram e foram mais fortes. Tentei fazer o melhor possível e o pódio é um objetivo alcançado. Sabíamos a qualidade dos nossos adversários mas quando me ponho a pé da cama quero sempre ganhar. Penso que após tantos anos a discutir a Volta ao Algarve já merecia ganhar esta prova. Preparo-me no Inverno para estar aqui bem, mas tem aparecido sempre alguém mais forte”, disse Tiago Machado.

Nas classificações secundárias, Richie Porte assumiu a liderança da montanha, Geraint Thomas é o primeiro na calssificação por pontos, Tiago Machado segue como melhor português e o italiano Davide Formolo (Cannondale-Garmin) assumiu a liderança da juventude. A russa Katusha, dirigida pelo português José Azevedo, está agora à frente por equipas.

ricardo mestreQuanto ao algarvio Ricardo Mestre, do Team Tavira, num percurso que envolveu duas metas volantes, uma delas no Restaurante Alpendre, em Cacela, cortou a linha da meta em 18ª posição, a 1 minuto de Porte.

Mestre subiu à 16ª posição na geral, com uma distância de 4 minutos e 3 segundos do topo da tabela.

Segundo a Team Tavira, «a corrida tem-se revelado um teste bastante positivo à condição física dos atletas tavirenses que iniciaram agora o calendário, junto a nomes internacionais que já levam uma considerável vantagem na estrada».

A 41ª Volta ao Algarve termina neste domingo com uma etapa de 184,9 quilómetros, entre Almodôvar (10h30) e Vilamoura (14h42).

Se prevalecer a lógica, será uma tirada propícia para os velocistas e de consagração para aqueles que conseguiram os melhores lugares na geral individual.

 

Os vencedores na 4ª etapa
Os vencedores na 4ª etapa

Classificação da Etapa
1.º Richie Porte (Sky), 5h55m34s
2.º Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), a 3s
3.º Ion Izaguirre (Movistar), a 6s
4.º Geraint Thomas (Sky), a 9s
5.º Michael Woods (Optum p/b Kelly Benefit Strategies), a 13s
6.º Tiago Machado (Katusha), mt
7.º Davide Formolo (Cannondale-Garmin), a 16s
8.º Alberto Losada (Katusha), a 21s
9.º Luis León Sánchez (Astana), a 25s
10.º José Mendes (Bora-Argon 18), a 31s

Geral
1.º Geraint Thomas (Sky), 15h30m33s
2.º Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), a 27s
3.º Tiago Machado (Katusha), a 1m11s
4.º Richie Porte (Sky), a 1m14s
5.º Luis León Sánchez (Astana), a 1m18s
6.º Rein Taaramae (Astana), a 1m19s
7.º Sergei Chernetski (Katusha), a 1m32s
8.º Alberto Losada (Katusha), a 1m55s
9.º Rubén Fernández (Movistar), a 2m04s
10.º Ion Izaguirre (Movistar), a 2m21s

 

Atualizado às 20h47, com informações sobre Ricardo Mestre, do Team Tavira

Comentários

pub