Torneio da UEFA de seleções sub-16 traz “olheiros” dos grandes clubes europeus a VRSA

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 12 e 23 de fevereiro, a III […]

Complexo Desportivo de VRSA_Futebol juvenilO Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António recebe, entre os dias 12 e 23 de fevereiro, a III edição do Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16, comprovando, uma vez mais, a qualidade das suas infraestruturas desportivas, procuradas pelas equipas de topo mundial.

Tendo em consideração a qualidade do futebol praticado, a competição irá atrair até Vila Real de Santo António dezenas de olheiros de vários emblemas de todo o mundo, o que poderá significar, para os jovens jogadores, a possibilidade de, num futuro próximo, virem a integrar os plantéis dos «grandes» do futebol.

Neste momento, encontram-se já confirmados pedidos de acreditação de scouts (prospeção ou, na gíria, olheiros) de clubes como o Manchester City, Manchester United, Chelsea, Liverpool, Barcelona, Real Madrid, Paris Saint-Germain, AC Milan, Juventus, Arsenal e Valência. Está também prevista a visita a VRSA de Olivier Doglia, diretor técnico da UEFA para a área dos eventos e competições, e de Anne Noe, diretora técnica da UEFA.

O evento terá a forma de torneio quadrangular e junta as seleções de Portugal, Alemanha, Holanda, Espanha e Escócia. É organizado pela UEFA e pela Federação Holandesa de Futebol e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, da Câmara Municipal de VRSA e da VRSA SGU.

De acordo com Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «para muitos destes atletas, esta competição, realizada em VRSA pelo terceiro ano consecutivo, representa um passaporte para os grandes clubes europeus e pode abrir portas a uma carreira internacional na alta competição».

O torneio de masculinos decorre entre os dias 12 e 16 de fevereiro, enquanto o de femininos tem lugar entre 19 e 23 de fevereiro.

Estima-se que cada equipa participante no Torneio de Desenvolvimento da UEFA de seleções sub-16 traga até ao Complexo Desportivo de VRSA cerca de 30 elementos (jogadores, equipa técnica e staff) que, durante a fase de jogos, ficarão alojados nas unidades hoteleiras do concelho.

A escolha de Vila Real de Santo António para esta competição é sinal do reconhecimento da qualidade e do trabalho de promoção do Complexo Desportivo de VRSA, estrutura que tem atraído provas de interesse mediático – como são os casos da Algarve Cup ou da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Atletismo – e dezenas de estágios de seleções nacionais e internacionais.

Comentários

pub