Tony Carreira foi o músico português mais mediático durante o ano de 2014

Tony Carreira, que em Dezembro passado lançou um novo álbum de músicas originais, “Sempre”, registou 67.206 referências nos media e […]

ranking músicosTony Carreira, que em Dezembro passado lançou um novo álbum de músicas originais, “Sempre”, registou 67.206 referências nos media e social media e 33.478.691 impressões, encabeçando o Top 10 e confirmando a sua popularidade e capacidade de mobilização em termos mediáticos, de acordo com o ranking de visibilidade mediática Cision|Blitz.

David Carreira parece trilhar os mesmos caminhos de sucesso mediático do pai e foi mesmo o segundo artista com maior visibilidade em 2014, registando 35.050 referências nos meios de comunicação e nas redes sociais analisadas e 268.042.752 impressões. Já o irmão, Mickael Carreira, aparece em 6º lugar na tabela.

Pedro Abrunhosa foi o terceiro músico a figurar neste Top e as fadistas Ana Moura e Mariza ocuparam a 4ª e 5ª posição deste ranking.

A tabela conta ainda com nomes que se destacaram no panorama musical português em 2014 tais como António Zambujo, Miguel Guedes, Carminho e o veterano Sérgio Godinho.

A presença do clã Carreira no Top 10 dos mais mediáticos de 2014 é incontornável, mas ressalva-se o espaço que o Fado tem vindo a conquistar, quer nos media tradicionais, quer nas redes sociais, muito graças a uma nova geração de intérpretes com bastante visibilidade. Ana Moura, Mariza, António Zambujo e Carminho são nomes que marcam definitivamente este Top.

O rankig anual Cision |Blitz é constituído pelo “top 10” de músicos portugueses com melhor desempenho em termos de visibilidade mediática e foi elaborado a partir dos resultados semanais apurados em tabela pela Cision para a revista BLITZ.

 

Número de Impressões indica o potencial mediático da comunicação

Por impressões entende-se o número total de contactos produzidos junto do público potencial (leitores, utilizadores de internet, ouvintes e telespetadores), em função da audiência acumulada verificada nos órgãos de comunicação social, em que foram identificadas referências sobre o objeto de análise.

O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision foram todas as notícias veiculadas no espaço editorial português, em mais de 2000 meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa), bem como todos os comentários nas redes sociais Facebook, Twitter, Google , Youtube, blogosfera e fóruns com referência aos diferentes músicos/grupos.

A definição da lista de músicos/grupos que constituem o ranking foi definida, semanalmente, pela Blitz.

O período temporal sobre o qual incidiu o estudo foi o período decorrido entre os dias 27 de março e 1 de janeiro de 2015.

A Cision é líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media.

Comentários

pub