Santo Condestável é o tema dos primeiros Concertos Promenade em Faro, Lagoa e Évora

Os Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul estão de volta, recomeçando no domingo, 15 de fevereiro, com duas apresentações, […]

DNunoOs Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul estão de volta, recomeçando no domingo, 15 de fevereiro, com duas apresentações, uma ao meio dia, no Teatro das Figuras em Faro, outra às 16h30, no Auditório Municipal de Lagoa. Haverá ainda um terceiro concerto no dia 22 de fevereiro, às 17h00, na Arena d’Évora.

O ciclo de 2015, que decorre de fevereiro a maio, celebra a temática “Os Santos Lendários”, onde as lendas de Santo António, da Rainha Santa Isabel, de D. Nuno Álvares Pereira e de São Martinho são adaptadas para os mais novos, em histórias narradas e acompanhadas de música especialmente composta para este ciclo por John Avery, maestro assistente da orquestra.

Nestes primeiros concertos, convida-se a percorrer várias obras que sugerem uma viagem sempre em movimento, com um programa dirigido por John Avery.

O tema principal que dá nome a esta sessão – D. Nuno, o Santo Cavaleiro – apresenta a lenda de D. Nuno Álvares Pereira, cavaleiro que ficou conhecido por Santo Condestável, por ter abraçado uma vida humilde e de caridade, tornando-se São Nuno de Santa Maria.

A história será narrada de forma educativa e divertida por Susana Paixão, a habitual anfitriã dos Concertos Promenade.

Os Concertos Promenade da Orquestra Clássica do Sul são um ciclo anual de concertos, que acontecem uma vez por mês, aos domingos, em Faro e Lagoa (Algarve) e em Évora (Alentejo), com a duração de cerca de uma hora.

São concertos para toda a família, para todas as idades e todos os gostos, com especial atenção às crianças e aos jovens.

Estes eventos ligeiros e interativos, dentro do universo dos concertos de música erudita, dão a conhecer a música clássica de uma forma mais leve e descontraída e num ambiente festivo.

Os Concertos Promenade são patrocinados pela Caixa Geral de Depósitos, Mecenas Extraordinário da Orquestra, em coprodução com o Teatro das Figuras em Faro e com o apoio das autarquias de Lagoa e de Évora.

Comentários

pub