Projeto «CaBuReRa» coloca cinco jovens do Médio Oriente a estagiar no Algarve

Os cinco jovens provenientes do Médio Oriente que se encontram no Algarve a fazer um estágio no âmbito do projeto  […]

???????????????????????????????Os cinco jovens provenientes do Médio Oriente que se encontram no Algarve a fazer um estágio no âmbito do projeto  internacional de intercâmbio «CaBuReRa – Capacity Building Relay Race» deram-se a conhecer num workshop que decorreu na passada quarta-feira na Tertúlia Algarvia, na Vila-Adentro de Faro.

Zaid Kashour, da Jordânia, Hamza Messmar e Yousef Saleh, do Líbano, e Hasan Ghroof e Noor Mehdawi, da Palestina, estão a estagiar atualmente no Algarve, no âmbito deste projeto financiado pelo ENPI CBC Mediterranean Sea Basin Programme, que conta com a ANJE-Algarve como parceiro local. O «CaBuReRa» está a possibilitar uma experiência de mobilidade profissional a noventa jovens de seis países do Mediterrâneo: Grécia, Itália, Jordânia, Líbano, Palestina e Portugal.

Na oficina que decorreu esta semana os jovens tiveram a oportunidade de se apresentar e de falar dos seus países, que têm em comum alguns problemas e desafios semelhantes aos nossos, nomeadamente elevadas taxas de desemprego, o que, de resto, levou à criação do CaBuReRa.

Durante os três meses e meio de permanência no Algarve, os estagiários vão frequentar um curso de português e outro sobre projetos europeus, que visam conferir-lhes as competências necessárias para desenvolverem os seus próprios projetos.

???????????????????????????????No final do período de estágio, os cinco jovens terão de apresentar um manual de boas práticas para a promoção do emprego jovem com vista a ser divulgado nos seus países de origem, bem como três pré-propostas de projetos, conforme explicaram, no evento de ontem, os representantes das duas entidades que estão a acolhê-los e a orientá-los: João Amaro, da Tertúlia Algarvia e Tiago Santos, da ANJE Algarve.

A ideia é que essas propostas sejam concebidas já a pensar no próximo Programa de Financiamento, no âmbito Instrumento Europeu de Vizinhança (ENI), que será lançado possivelmente no final de 2015.

Algumas áreas temáticas consideradas prioritárias para este programa são o apoio à educação, inclusão social, luta contra a pobreza ou luta contra a desertificação, adiantou Olivério Graça, da ADC – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

O workshop ontem realizado permitiu aos participantes não só ficar a conhecer o projeto CaBuReRa, bem como os vários desafios inerentes a iniciativas de cooperação que envolvam países do Médio Oriente, nomeadamente as diferenças culturais e os modelos de gestão. No entanto, ficou claro que essas diferenças são facilmente contornáveis e que não constituem um obstáculo ao sucesso deste tipo de parcerias, até porque existem também muitos factores convergentes.

Comentários

pub