Portimão promove o «número mágico» de 500 eventos no primeiro semestre de 2015

Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, não hesitou em falar em «número mágico» quando se referiu aos perto de […]

ApresentacaoPublicosEventos_FilipedaPalmaIsilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, não hesitou em falar em «número mágico» quando se referiu aos perto de 500 eventos que, no município, são promovidos só neste primeiro semestre de 2015. Foi na apresentação da agenda sociocultural e desportiva, que teve lugar na sexta-feira, no Teatro Municipal de Portimão (Tempo), perante muitos dos promotores, entre técnicos e responsáveis municipais e dirigentes de associações e empresas.

«Quando se vive num município com os problemas de Portimão, o que menos se espera é que haja animação cultural e desportiva forte», admitiu a autarca, para logo de seguida destacar o esforço de todos os serviços e equipamentos ligados ao Município – Teatro, Museu, Casa Manuel Teixeira Gomes, Quinta Pedagógica – mas também «o trabalho e o esforço das associações e coletividades, da escola de música, das escolas todas, dos grupos corais e de teatro».

No que diz respeito aos recursos da própria autarquia, destacou «o trabalho de muita gente, de muitos técnicos, que, de forma abnegada, eficiente e eficaz, fazem com que a Cultura aconteça».

the-legendary-tigerman-true«Num município turístico por excelência, a Cultura tem que ter um papel muito importante no chamamento dos turistas», sublinhou a presidente da Câmara, destacando «as parcerias» e a «disponibilidade dos portimonenses e dos agentes culturais» do concelho. E elogiou o apoio dado pelos empresários hoteleiros e de restauração do concelho, recordando que «as dormidas e a alimentação dos artistas que cá vêm ficam por conta da Associação Turismo de Portimão (ATP)», que reúne aqueles empresários.

Isilda Gomes, voltando aos números, anunciou que, nestes primeiros seis meses do ano, haverá «200 iniciativas de formação de públicos, nas escolas, nas associações, nos nossos equipamentos». É que, salientou, «uma criança quando nasce não gosta de ópera, mas, se a ensinarmos a ouvir ópera, daqui a uns anos, ela será público para esses espetáculos, será uma consumidora de cultura».

E que eventos haverá, então, neste primeiro semestre de 2015? Depois dos espetáculos e outros acontecimentos culturais e desportivos que já tiveram lugar nestes quase dois meses que o ano já leva de vida, o primeiro destaque vai para o Março Jovem, que envolve «10 mil jovens, 73 atividades e 41 instituições, entre associações, clubes e entidades municipais».

Mas, ainda este mês de Fevereiro, no dia 27, às 18h30, o ciclo de conferências «Há (À) Conversa Com…», trará ao Café Concerto do Tempo o conselheiro de Estado Alfredo Bruto da Costa, que vai falar sobre a pobreza em Portugal. O próximo convidado deste ciclo será Frei Bento Domingues.

Demonstração Gastronómica_31janNa Páscoa, de 26 de Março a 5 de Abril, regressa a Semana da Gastronomia do Centro de Portimão. Helder Caetano, membro da associação Go Portimão, que organiza em conjunto com a ATP, explicou que esta é uma forma de «os comerciantes tentarem fazer algo por quem ainda resiste no centro de Portimão».

Esta Semana Gastronómica, a decorrer nos restaurantes aderentes, terá como entidades convidadas a Confraria do Medronho de Monchique a a Escola de Dança do Boa Esperança.

«Esta Semana é mais uma forma de recuperarmos e valorizarmos o nosso património gastronómico», disse Helder Caetano, apelando a todos os portimonenses, «e não só às pessoas de fora», para que participem.

Também na época da Páscoa, a Praia da Rocha será palco da XXIV Gata na Praia, que trará 400 estudantes da Universidade do Minho para umas férias diferentes.

Ainda em Março, no primeiro sábado, dia 7, o Tempo será palco para um espetáculo do Legendary Tigerman, que apresentará o álbum «True».

Nos dias 11, 17 e 18, haverá o Dia Paralímpico na Escola, uma organização do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo. Telmo Martins, professor dessas escolas, explicou que a iniciativa pretende «mostrar como aquelas pessoas que têm limites conseguem atingir sonhos ilimitados».

De 20 a 26 de Março, será a vez do IV Festival de Percussão Cidade de Portimão, promovido pelo Conservatório Joly Braga Santos. Segundo uma responsável pela instituição, o concerto de abertura trará ao Algarve «grandes nomes do jazz», como Jeffrey Davis (vibrafone) e Michael Lauren (bateria). Mas o programa promete muito mais.

Em Abril, no dia 18, será a vez do espetáculo de dança «Aristides», pelo Quorum Ballet, uma companhia que é quase residente em Portimão, tal a empatia criada com o público da cidade.

superbikesEm Abril, no fim de semana de 24 a 26, o Autódromo Internacional do Algarve vai receber o FIM CEV Repsol International Championship (24-26 Abril) que, tendo feito a sua estreia no circuito algarvio no ano passado, o visita agora pela segunda vez.

Paulo Pinheiro, diretor do Autódromo, explicou que se trata do «Campeonato do Mundo Júnior», e, por isso, uma prova de grande destaque internacional.

Logo no mês seguinte, de 8 a 10 de Maio, haverá um fim-de-semana repleto de emoção com a estreia do TCR International Series. «Foi muito difícil trazer esta corrida para Portimão, mas nós conseguimos», sublinhou.

Mas será em Junho que o circuito algarvio recebera aquela que é «a prova de desportos motorizados mais importante do país: a corrida de Superbikes», marcada para 5 a 7 de Junho.

Paulo Pinheiro salientou que a organização do FIM Superbike World Championship, o Campeonato do Mundo de Superbikes, «cancelou a prova na Rússia, mas manteve a do Algarve», demonstrando o apreço internacional pelo circuito algarvio.

O gestor acrescentou ainda que, ao longo do ano, além das provas, há «muitas apresentações de novos modelos e marcas», como a do Mercedes MGM ou do Porsche Cayman, eventos que trazem «muita gente, muito dinheiro e muita exposição mediática» à região. Só que, alertou, «sem corridas não há eventos, e sem eventos não há retorno financeiro».

Neste momento, frisou Paulo Pinheiro, «sofremos a forte concorrência dos países de Leste e da Ásia, mas temos conseguido manter provas importantes no Autódromo do Algarve». No entanto, lamentou, «falta-nos o apoio e o carinho das pessoas de Portimão», já que as provas, por mais importantes que sejam, têm sempre pouco público da região, o que tem efeitos negativos na imagem do circuito. «Venham ao Autódromo, assistam às provas», exortou.

lota cool marketEm Maio, o destaque vai para a segunda edição do Lota Cool Market, marcado para dia 23, mais uma vez na zona ribeirinha da cidade, junto à antiga lota e à ponte velha. Diana Condesso, organizadora do evento, explicou que ele surge do facto de «se sentir a falta de alguma coisa cool em Portimão», tendo contado com o apoio da associação Teia de Impulsos.

«Este é um evento para os de cá, para os portimonenses e os algarvios, por isso a data é em Maio, não é no Verão. Pretendemos que este seja um grande evento, uma referência para todo o país», explicou, durante a apresentação do calendário de eventos.

No Lota Cool Market, a palavra será dada aos criadores, à música, às comidas e bebidas, num mercado de sunset. «Pode ser que consiga trazer cá um nome sonante. Estou a trabalhar nisso», concluiu Diana Condesso.

ApresentacaoPublicosEventos4_FilipedaPalma

Também em Maio, vai decorrer, nos restaurantes do areal da Praia da Rocha, a 4ª Mostra Gastronómica da Sardinha. Segundo Ricardo Viegas, empresário e dirigente da Associação Turismo de Portimão, «a sardinha é um produto da terra e presta-se a imensos pratos diferentes». É isso mesmo que poderá ser descoberto, ao longo de dez dias, entre 22 e 31 de Maio. «Trata-se de um evento para os turistas, mas também para a gente da terra», salientou.

O mês de Maio é igualmente o do aniversário do Museu de Portimão. Por isso, de 18 a 23 de Maio, haverá muitas atividades para assinalar o seu 7º aniversário, com destaque para a inauguração de duas exposições produzidas pela equipa do Museu e para mais uma edição da Corrida Fotográfica.

Em Junho, entre 12 e 14, o estuário do Arade e a zona fronteira à Praia da Rocha serão também palco do Campeonato Nacional de Vela Adaptada. Luís Matos, membro da direção da associação Teia d’Impulsos, que organiza a prova, salientou a aposta que tem sido feita na modalidade: «temos seis atletas a praticar vela adaptada, um deles, o João Pinto, é mesmo campeão nacional dois anos consecutivos».

«Tivemos este impulso de trazer para Portimão, pela primeira vez, este Campeonato Nacional. Cá estarão oito equipas nacionais, das quais seis do Continente, uma da Madeira e outra dos Açores, num total de 30 atletas e 80 voluntários», concluiu Luís Matos.

A concluir, a vereadora Ana Figueiredo sublinhou: «este executivo tem querido que a Cultura aconteça, mesmo em tempos adversos».

 

DESTAQUES DO PROGRAMA:

Fevereiro:

28 de Fevereiro
Roubo de identidade
de Luís-Franco-Bastos
Grande Auditório do TEMPO

27 de Fevereiro
À conversa com…
Alfredo Bruto da Costa
TEMPO – Teatro Municipal de Portimão

Março

Março Jovem
TEATRO – DESPORTO – DANÇA – MÚSICA – CINEMA
Vários locais
>>1ª Feira de Trocas Março Jovem
>>Woman Surfing Day
>>Recital de Jovens Pianistas
>>Open Day Escola Profissional Gil Eanes
>>Aulas de Yoga e Meditação Juvenil
>>Vive(iro) – Ponto de encontro de projetos musicais e vídeo-arte

11, 17 e 18 de Março
Dia Paralímpico na Escola
Escola Sec. Poeta António Aleixo

7 de Março
True, The Legendary Tigerman
Grande Auditório do TEMPO

14 e 15 de Março
Taça de Portugal de BMX (1ª e 2ª etapa)
Parque da Juventude

14 de Março
A Fábrica
Grande Auditório do TEMPO

20 a 26 Março
IV Festival de Percussão Cidade de Portimão
Grande Auditório do TEMPO
>>Concerto de Abertura Jazz Night – com Jeffrey Davis, Michael Lauren, Nelson Cascais e Luís Miguel
>>Masterclasses e workshop
>>Concerto de Encerramento

21 de Março
1º Torneio de Judo ADJA e Campeonato Regional de Judo
Pavilhão Desportivo Montes de Alvor

21 de Março
Spring Boogie 2015
Paraquedismo (até 12 de Abril)
Aeródromo Municipal de Portimão

21 de Março
Campeonato Regional de BMX Freestyle
Parque da Juventude

21 a 22 de Março
Mega Fun Day
Portimão Arena

26 de Março a 5 de Abril
Semana Gastronómica de Portimão
Estabelecimentos aderentes

27 de Março
À conversa com…
Frei Bento Domingues
Pequeno Auditório do TEMPO

28 de Março
XXIV Gata na Praia
Tivoli Marina Hotel – Praia da Rocha

Em exibição
Revista à Portuguesa “Portugal País das Maravilhas”
Clube Boa Esperança

Abril

2 de Abril
Velha Guarda Coimbrã
Grupo de Fados de Coimbra
Grande Auditório do TEMPO

Até 5 de Abril
Celebrações Pascais
Semana Santa
Portimão

11 de Abril
Emportunas
Portimão Arena

9, 10 e 11 de Abril
Diálogos
Grande Auditório do TEMPO

18 de Abril
Aristides
pelo Quorum Ballet
Grande Auditório do TEMPO

18 de Abril
Encontro dos Alunos de Religião e Moral do Algarve
Portimão Arena

24 a 26 de Abril
FIM CEV Repsol do Algarve
Autódromo Internacional do Algarve

20 a 25 de Abril
3ª Feira Há Livros no Mercado Av. São João Deus
Mercado Av. São João Deus

24 a 26 de Abril
Open Veteranos (Ténis)
Tivoli Marina de Portimão
Complexo Municipal de Ténis

24 a 26 de Abril
Campeonato da Europa de Endurance Aquabikes, Jetski e Motas de Água
Rio Arade/Praia da Marina

25 de Abril
Homenagem ao Cante Alentejano
Grande Auditório do TEMPO

25 de Abril
Comemorações do 25 de Abril
Vários locais

25 de Abril
XI Corrida da Liberdade
Prova de Atletismo
Zona Ribeirinha de Portimão

30 de Abril a 2 de Maio
Campeonato do Mundo de Kickboxing e Desporto de Combate ISKA
Portimão Arena

Maio

8 a 10 de Maio
TC3 International Series European Championship
Racing weekend e CIK Karting
Autódromo Internacional do Algarve

15ª Corrida Fotográfica
de Portimão

9 de Maio
Miss e Mister Inter Escolas Secundárias 2015
Portimão Arena

22 a 25 de Maio
Encontro de Aeronaves
Aeródromo Municipal de Portimão

22 e 23 de Maio
À espera de Godot
Grande Auditório do TEMPO

23 de Maio
Lota Cool Market
Antiga Lota de Portimão

4ª edição da Mostra Gastronómica da Sardinha Praia da Rocha
Estabelecimentos aderentes

18 a 23 de Maio
7º aniversário do Museu
«Barbearia, Poesia e Fotografia» de António Marreiros
Exposição Temporária – Museu de Portimão
«Novos Mundos» (Pintura, desenho, escultura) de Timo Dillner
Exposição Temporária – Museu de Portimão

Junho

5 a 7 de Junho
ENI FIM Superbike World Championship
Autódromo Internacional do Algarve

1 de Junho
Teatro no jardim
Dia Mundial da Criança
Jardim 1º Dezembro

3 de Junho
Sinfonia nº3 dos Lusíadas
Grande Auditório do TEMPO

11 de Junho
Audições do Conservatório Joly Braga Santos
Grande Auditório do TEMPO

13 de Junho
A Jangada de Pedra
Fado Violado
Grande Auditório do TEMPO

12, 13 e 14 de Junho
Campeonato Nacional
de Vela Adaptada
Praia da Marina de Portimão

13 de Junho
XXV Festival de Verão
em Ginástica Desportiva
Portimão Arena

15 a 21 de Junho
Portimão 2015 International Tournament U14 em Ténis
Complexo Municipal de Ténis

20 de Junho
De mim para mim, o espetáculo Kimahera
Grande Auditório do TEMPO

18 a 21 de Junho
Campeonato Nacional de Windsurf
Clube Naval de Portimão

20 e 21 de Junho
K-Open – SmashTour em Ténis
Complexo Municipal de Ténis

7 de Junho
Música em tempos de guerra
Grande Auditório do TEMPO

Férias Desportivas Portimão 2015

26 e 28 de Junho
Congresso das Testemunhas de Jeová
Portimão Arena

Festival da Oralidade do Algarve (FOrA)
Marchas e Santos Populares
Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande

 

Comentários

pub