Polis avança com obras dos acessos e estacionamento exterior à Praia de Faro

Não há ponte nova, mas haverá melhoria dos acessos e um parque de estacionamento exterior à Praia de Faro. A […]

praia de faro_4Não há ponte nova, mas haverá melhoria dos acessos e um parque de estacionamento exterior à Praia de Faro.

A Câmara de Faro anunciou esta sexta-feira que a Sociedade Polis Ria Formosa já lançou os concursos públicos para as empreitadas do Parque de Estacionamento Exterior à Praia de Faro e Requalificação do Acesso à Praia de Faro, obras que deverão estar concluídas antes do final de 2015.

Uma medida que a Câmara de Faro considera revestir-se «do maior significado», já que irá permitir «a melhoria das condições de acesso e circulação àquela zona balnear e de residência para muitos farenses, permitindo ainda a manutenção do número de visitantes automobilizados, que garantem a subsistência das atividades de comércio, restauração e hotelaria na Praia de Faro».

Estas duas empreitadas também acabam por atenuar o impacto da decisão da Sociedade Polis Ria Formosa em deixar cair a obra de uma nova ponte de acesso à Praia de Faro, pelo menos no curto/médio prazo, anunciada em novembro passado e que, na altura, apanhou de surpresa o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau.

No início de novembro de 2014, o secretário de Estado do Ambiente disse que já não havia tempo para fazer a obra e aproveitar a comparticipação dos Fundos Comunitários do quadro que vigorou entre 2007 e 2013, pelo que a intervenção teria de ficar para mais tarde, fora do âmbito do Polis Ria Formosa e por iniciativa da Câmara de Faro.

Confrontado com estas declarações do membro do Governo, Rogério Bacalhau admitiu ao Sul Informação que já havia percebido que não seria possível fazer a obra com fundos do QREN (as obras apoiadas por este quadro comunitário de apoio têm de ser concluídas, obrigatoriamente, até final de 2015), mas que esperava que a Polis cumprisse «o seu plano de intervenções até ao fim, principalmente no que diz respeito à parte construtiva».

praia de faro_2Na nota de imprensa enviada hoje às redações, a Câmara de Faro volta a insistir neste ponto, embora sem referir a nova ponte, lembrando «a sua posição de exigência nos contactos com a Administração e a Sociedade Polis, no que concerne à necessidade de incluir no Programa Polis as chamadas intervenções construtivas essenciais, nomeadamente a execução das operações de desassoreamento do leito, cujos concursos já haviam sido abertos em Novembro e Dezembro de 2014, e a construção do novo acesso e parque de estacionamento exterior à Praia de Faro, agora publicados».

Com obra à vista, levanta-se outra questão, de ordem logística. A intervenção ainda não tem data para se iniciar – nem é avançado pela autarquia o tempo de execução previsto – mas, tendo em conta que terá de ficar finalizada até final do ano, adivinha-se eventuais coincidências com a época balnear.

A autarquia admite que possam vir a ocorrer transtornos, acrescentando que tudo fará «para os obviar» procurando contribuir, com as medidas que estiverem ao seu alcance, «para que a experiência de fruição da Praia de Faro não fique mais comprometida».

Comentários

pub