PCP denuncia «aumento brutal no preço da água» em Olhão

O PCP/Olhão acusa o executivo camarário olhanense de impor um «aumento brutal no preço da água», que será «superior a […]

ÁguaO PCP/Olhão acusa o executivo camarário olhanense de impor um «aumento brutal no preço da água», que será «superior a 30 por cento para a maioria das famílias e pequenas empresas do concelho».

A empresa que gere o abastecimento de água em baixa, a Ambiolhão, tem uma nova tabela de taxas em 2015, que determina aumentos generalizados no preço daquele bem, denunciou o PCP.

«Feitas as contas, e ao contrário dos valores médios referidos pelo presidente da Câmara, o facto é que a esmagadora maioria da população e das pequenas empresas, será atingida com aumentos superiores a 30 por cento, envolvendo um saque de mais de um milhão de euros aos bolsos dos olhanenses», que envolve o edil António Pina diretamente na questão, tendo em conta que é, igualmente, o presidente do Conselho de Administração da empresa municipal olhanense.

«Exemplificativo do aumento que está a ser imposto, é o caso de uma família com cinco pessoas, com um consumo médio de 8 metros cúbicos por mês e cuja fatura da água passará de 14,27 euros para 20,45 euros, ou seja um aumento superior a 43 por cento. E quanto à tarifa social, que é ligeiramente desagravada, na verdade ela não chega a atingir 80 pessoas no concelho», asseguras o PCP/Olhão.

Os comunistas acusam o presidente da Câmara de Olhão de ter tomado a decisão sem informar os vereadores da oposição, que foram «surpreendidos» com uma carta enviada pela Ambiolhão aos munícipes, a informar sobre os aumentos, «sem contudo incluir qualquer referência aos valores, remetendo a população para a consulta do sítio desta empresa na internet».

Tabela exemplificativa aumento água PCP Olhão«Trata-se de uma atitude inaceitável, feita às escondidas e sem qualquer respeito pelos órgãos autárquicos e sob o falso pretexto das recomendações da Entidade Reguladora Serviços Água e Resíduos – ERSAR, que só foi tomada desta forma por parte da maioria PS, por esta ter a consciência da brutalidade dos aumentos que vão ser impostos à população», acusou o PCP.

As críticas são extensíveis ao principal partido da oposição, o PSD, que apoiou «este aumento escandaloso» na Reunião de Câmara em que os aumentos foram discutidos, alega o PCP.

«A maioria PS na câmara municipal de Olhão, com o apoio do PSD, invocam ainda o défice anual de 2,2 milhões de euros que a Ambiolhão apresenta, para justificar este aumento. De facto, os crescentes défices da Ambiolhão confirmam que o PCP e a CDU tinham razão quando se opuseram à criação desta empresa que não veio resolver nenhum dos problemas do concelho e vai criando dívidas», concluem os comunistas.

Comentários

pub