Odiana diz que «expectativas foram superadas» na Feira de Turismo Ativo de Amesterdão

Foram dois dias de promoção do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana na «Fiets en Wandelbeurs, na Holanda, uma das […]

feira_1Foram dois dias de promoção do Turismo de Natureza no Baixo Guadiana na «Fiets en Wandelbeurs, na Holanda, uma das feiras mais importantes de trekking e hiking da Europa, que decorreu no fim de semana.

Segundo a associação Odiana, «a Grande Rota do Guadiana foi muito bem recebida pelos turistas e holandeses e os percursos ornitológicos do território ganharam um surpreendente destaque. Para o futuro, a aposta é em percursos para cicloturismo, num país onde a bicicleta é o meio de transporte de eleição».

A «Fiets en Wandelbeurs» é  uma feira influente e especializada em produtos de trekking e biking, sendo a mais completa feira do Benelux para os ciclistas de lazer e caminhantes.

O pedestrianismo foi ponto de destaque, sobretudo com a promoção da «Grande Rota do Guadiana» (GR15) prestes a ser inaugurada, e ainda a Ecovia do Algarve e a Via Algarviana.

Outro ponto de grande relevo foram os percursos ornitológicos e os 50 pontos de observação de aves demarcados no território do Baixo Guadiana.

feira_2A próxima etapa, salienta a Odiana, é «promover circuitos integrados de cicloturismo, sendo que são dos mais procurados pelos holandeses, ou não fosse a Holanda um país onde a bicicleta é o meio de transporte de eleição».

Países como a Alemanha e Holanda são os principais mercados emissores de viagens de Turismo de Natureza, concentrando, conjuntamente, 45% do total das viagens de natureza realizadas pelos europeus.

A ida a este certame provou que, no Algarve, também o Baixo Guadiana é uma aposta consolidada no que diz respeito ao Turismo de Natureza, nomeadamente o pedestrianismo, onde já implementou uma rede de 19 percursos pedestres de pequena rota e prepara-se para inaugurar a «Grande Rota do Guadiana» – 65 quilómetros que atravessam o território, desde a costa, barrocal e serra, e permitem caminhadas, mas também passeios de cicloturismo.

O objetivo é complementar o binómio sol/praia com um turismo de interior, ativo e sustentável, um turismo de qualidade a derrubar a barreira sazonal.

A participação Odiana neste certame internacional realizou-se enquanto associada da Associação Turismo do Algarve (ATA), tendo portanto um balcão no stand da Região do Algarve.

Comentários

pub