Obras na Variante Norte de Faro aceleram para serem inauguradas até julho

As obras na Variante Norte a Faro tornaram-se mais visíveis, nas últimas semanas, para que, tudo indica, o novo troço […]

obras variante 125 (6)As obras na Variante Norte a Faro tornaram-se mais visíveis, nas últimas semanas, para que, tudo indica, o novo troço que completará esta estrada seja inaugurado «no final do primeiro semestre de 2015, o mais tardar no início de julho».

O presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau mostra-se satisfeito com o andamento das obras e confessa ao Sul Informação que está «mais descansado» por se notar «que já há construção e trabalho a ser realizado».

Há cerca de duas semanas, as obras chegaram à EN 125, à saída de Faro para Olhão, e já estão a decorrer trabalhos na zona, para fazer a ligação desta Estrada Nacional à Variante.

No futuro, quem vier de Olhão, entrará diretamente na nova estrada, na zona onde a via deixa de ter perfil de duas faixas em cada sentido e passa a ser de apenas uma.

É neste local que estão a decorrer, atualmente, obras, como verificou o Sul Informação no local. «A intervenção está a causar alguns condicionalismos, mas é necessário, senão a Variante nunca ficará pronta», resumiu Rogério Bacalhau.

«Restrições e condicionalismos» para os quais a autarquia avisou, esta sexta-feira, numa nota de imprensa. Segundo a Câmara de Faro, as obras naquele local já levaram ao desvio do trânsito no sentido Olhão-Faro, «basculando este tráfego para a faixa no sentido Faro-Olhão».

«Esta acumulará ambos os sentidos, enquanto se desenvolvem os trabalhos de construção da ligação do atual traçado da EN 125 à Variante, agora em construção. Estes condicionalismos permanecerão nas próximas sete a oito semanas. Na fase seguinte, o trânsito será desviado a título provisório para o traçado da variante em construção, de forma a permitir que a obra se desenvolva na sua etapa final», acrescentou a autarquia.

Esta é a face mais visível das obras, mas elas estão a ocorrer «um pouco por toda a via», assegurou Rogério Bacalhau. Algo que não aconteceu «nos últimos meses», em que «as coisas estiveram muito lentas, com o trabalho a centrar-se mais em correções do que estava feito».obras variante 125 (2)

Entretanto, a autarquia farense espera que o consórcio reabra «o mais rapidamente possível» a Estrada da Penha, que liga a cidade à Rotunda da Conceição de Faro.

«Pedi à Estradas de Portugal que sensibilizasse o consórcio para a necessidade de abrir depressa esta via, tendo em conta que até pode ajudar a aliviar todos os constrangimentos. Mas ainda não nos deram uma previsão de quando será reaberta», revelou.

Também será de esperar que a estrada que parte da EN 125, junto à Pista de Atletismo de Faro em direção à mesma rotunda, que terá obrigatoriamente de ser fechada, já que será cortada a meio pela Variante Norte, só seja interditada ao trânsito quando a Estrada da Penha voltar a funcionar.

Este acelerar de ritmo na Variante de Faro, das poucas obras que se mantiveram concessionadas ao consórcio Rotas do Algarve Litoral após uma renegociação concluída em Maio passado, não tem correspondência nas obras a realizar no restante trajeto da EN125, como fez notar, recentemente, o presidente da Câmara de Vila Real de Santo António (e do PSD Algarve) Luís Gomes.

Numa entrevista ao nosso jornal, Luís Gomes não hesitou em afirmar que «os autarcas do Sotavento foram enganados», pelo Governo e pelas Estradas de Portugal (EP), no processo de requalificação da EN125.

Na altura em que anunciou a renegociação da concessão, a EP chamou a si a responsabilidade pela requalificação desta estrada entre Olhão e VRSA, e o Governo garantiu que as obras iam decorrer ao mesmo ritmo das concessionadas.

«Houve o compromisso assumido pelas Estradas de Portugal, validado pelo Governo, que as obras que ficaram de fora serão por si assumidas, seguindo um calendário paralelo ao da concessão», revelou, em Julho, o secretário de Estado dos Transportes Sérgio Monteiro.

«Lamento muito dizer isto, mas aquilo que estão a fazer relativamente à qualificação da EN125 não corresponde à verdade do que foi anunciado. Digo isto com um profundo lamento, porque foi o anúncio do Governo do partido onde eu tenho responsabilidades políticas», disse, por seu lado, o autarca vilarrealense na sua entrevista ao Sul Informação.

Comentários

pub