Meteorologia avisa para o tempo frio dos próximos dias

A descida de temperatura prevista para amanhã, quarta feira, vai dar origem a uma situação de tempo frio que se […]

FrioA descida de temperatura prevista para amanhã, quarta feira, vai dar origem a uma situação de tempo frio que se prolonga para a próxima semana, acaba de avisar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a meteorologia, em todo o território do continente a temperatura vai estar abaixo dos valores normais para a época do ano, em particular a temperatura mínima nas regiões do litoral, onde os valores vão descer abaixo dos 4ºC.

Mais frio estará nas regiões do interior, onde a temperatura mínima deverá ter valores entre 1ºC e -5ºC. A temperatura máxima deverá registar valores entre os 10 e 14ºC, sendo abaixo de 8ºC na Beira Alta e Trás os Montes.

Mas o vento vai dar uma ajuda ao frio. É que, explica o IPMA, com o vento de norte a soprar moderado a forte, na faixa costeira ocidental e nas terras altas, em particular na noite de terça para quarta-feira, «o desconforto térmico será mais acentuado».

Esta situação meteorológica é condicionada por um fluxo de norte na circulação conjunta de uma crista anticiclónica, que se estende sobre o Atlântico entre região a oeste das Ilhas Britânicas e a Madeira, e de uma depressão centrada no Mediterrâneo.

Comentários

pub