Mais de 50 pessoas na 82ª reunião da Tertúlia Farense

«O papel não é a nossa essência, é apenas a nossa origem. A nossa essência é a informação». Foi com […]

Sul Informação na Tertúlia Farense_2«O papel não é a nossa essência, é apenas a nossa origem. A nossa essência é a informação». Foi com esta citação do jornalista espanhol Pedro J. Ramirez que Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, iniciou a sua intervenção na Tertúlia Farense, que, ontem à noite, reuniu mais de 50 pessoas em Faro.

Partindo do exemplo do projeto do jornal online que Pedro J. Ramirez, ex-diretor do jornal «El Mundo», se prepara para lançar, o El Español, Elisabete Rodrigues falou dos caminhos que se abrem ao jornalismo do século XXI.

Uma das questões abordadas foi a falsa dicotomia entre jornais impressos e online. «Jornalismo é jornalismo, é bom ou é mau, independentemente do meio em que é divulgado, que é apenas um suporte», salientou.

Analisando a realidade nacional e regional da comunicação social, a jornalista falou ainda da sua própria experiência ao longo de 30 anos de profissão e do seu mais recente projeto, o jornal online Sul Informação, que já se transformou num caso de sucesso, «à escala portuguesa».

No debate que se seguiu, foram abordadas questões como a independência dos órgãos de comunicação social face ao poder político e económico, as questões éticas do trabalho dos jornalistas, a existência (ou não) de limites para a liberdade de expressão, o papel das redes sociais, o fim anunciado ou a continuação dos jornais impressos.

A reunião da Tertúlia Farense decorreu no restaurante «A Carroça», em Faro, após um jantar com dieta mediterrânica, em que o destaque foi um delicioso galo de cabidela.

Comentários

pub