JS Algarve vai debater a fixação de jovens no interior algarvio

A JS Algarve vai organizar uma conferência com o tema “Os jovens e a Interioridade: Desafios para a fixação de […]

Monchique_07A JS Algarve vai organizar uma conferência com o tema “Os jovens e a Interioridade: Desafios para a fixação de jovens no interior algarvio”, no próximo sábado, dia 21 de Fevereiro, na sede do Partido Socialista de Monchique.

A iniciativa terá como oradores António Covas, professor catedrático da Universidade do Algarve e coordenador do Projeto Querença, e Anabela Santos, coordenadora do projeto da Via Algarviana. A conferência será moderada pelo presidente da JS Algarve, José Cardoso.

Os jovens socialistas algarvios pretendem «trazer para a agenda política a problemática da desertificação do interior algarvio, a questão do desaparecimento do tecido económico, emprego e serviços públicos e a sua relação com a dificuldade em fixar jovens nos concelhos do Algarve afetados pela interioridade».

A Comissão Política Regional da JS vai reunir-se no mesmo dia, em Monchique, concelho do interior algarvio que perdeu cerca de metade da sua população na última década.

Esta jornada de trabalho pretende «colocar em perspetiva desafios, oportunidades e propostas para inverter a tendência de abandono do interior em particular por parte dos mais jovens».

A JS Algarve considera este um tema da maior importância, defendendo que, «apesar do forte potencial de captação populacional da região, os concelhos do interior contrariam fortemente essa tendência, encontrando-se hoje com elevados índices de envelhecimento populacional. A coesão territorial e social da região requer um debate sério e urgente neste sentido».

Comentários

pub