Geraint Thomas vence em Monchique e é o novo camisola amarela na Volta ao Algarve

O britânico Geraint Thomas (Sky) venceu hoje a segunda etapa da Volta ao Algarve, chegando isolado ao final dos 196,7 […]

41ª Volta Algarve Liberty Seguros - Photo João FonsecaO britânico Geraint Thomas (Sky) venceu hoje a segunda etapa da Volta ao Algarve, chegando isolado ao final dos 196,7 quilómetros, que uniram Lagoa a Monchique, um desempenho que lhe garantiu a subida ao primeiro lugar da geral individual.

O corredor do País de Gales atacou na última subida, em plena serra de Monchique, a cerca de seis quilómetros da chegada, passou pelo estoniano Rei Taaramae (Astana), que seguia na frente, e acabou por chegar sozinho à meta, ao fim de 4h59m13s de corrida. Taaramae foi o segundo classificado, a 19 segundos, enquanto o italiano Valerio Agnoli (Astana), na terceira posição, a 23 segundos, liderou o primeiro grupo.

Geraint Thomas é o novo dono da Camisola Amarela Liberty Seguros, dispondo de uma vantagem de 30 segundos sobre Rein Taaramae e de 33 segundos relativamente a um grupo de onze corredores, encabeçado pelo campeão checo, Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep), terceiro da geral individual.

A Sky passou a dominar completamente a corrida. Além da liderança na geral individual, Geraint Thomas é o melhor nas classificações por pontos e da montanha, e o colombiano Sebastian Henao assumiu o comando da juventude. Além disso, a formação britânica comanda coletivamente. A única classificação que escapa à Sky é aquela a que não pode concorrer, a de melhor português, encabeçada por Tiago Machado (Katusha).

«Desde o começo da Volta ao Algarve que eu e o Richie [Porte] fomos os corredores mais protegidos pela equipa. Mantive-me atento na última subida, e quando ultrapassei o [Rein] Taaramae tentei ir sozinho, pois sentia-me forte e com boas pernas. Sou um especialista em contrarrelógios mas só os de 4 quilómetros e na pista. Vou dar o meu melhor e tentar manter todas as camisolas. O Richie [Porte] é bom no contrarrelógio e será bom termos duas cartas para jogar à geral, porque a etapa de sábado é dura. Sinto-me bem aqui no Algarve. Tem bons hotéis, um tempo fantástico e estou a liderar três camisolas. O que poderia ser melhor?», afirmou Thomas no final da etapa.

Já Tiago Machado não se mostrou muito satisfeito, mas acredita na reviravolta: «Foi uma chegada que premiou os mais hábeis com a bicicleta. O mais importante é que cheguei com o grupo da frente e verei agora como correm as coisas no contrarrelógio, não sei como correrá mas sei bem que será ‘à morte’. Não temo a distância, já fiz contrarrelógios de 56 quilómetros. A discussão dos primeiros lugares ainda está longe de estar definida».

A corrida poderá tomar uma configuração diferente já nesta sexta-feira, dia do contrarrelógio individual de 19 quilómetros, entre Vila do Bispo e o Cabo de S. Vicente.

 

Classificação da 2ª Etapa
1.º Geraint Thomas (Sky), 4h59m13s (Média: 39,443 km/h)
2.º Rein Taaramae (Astana), a 19s
3.º Valerio Agnoli (Astana), a 23s
4.º Luis León Sánchez (Astana), mt
5.º Rubén Fernández (Movistar), mt
6.º Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), mt
7.º Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep),mt
8.º Alberto Losada (katusha), mt
9.º Sergei Chernetski (Katusha), mt
10.º Lars Petter Nordhaug (Sky), mt

Classificação Geral
1.º Geraint Thomas (Sky), 9h12m56s
2.º Rein Taaramae (Astana), a 30s
3.º Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep), a 33s
4.º Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep), mt
5.º Luis León Sánchez (Astana), mt
6.º Rubén Fernández (Movistar), mt
7.º Richie Porte (Sky), mt
8.º Sergei Chernetski (Katusha), mt
9.º Tony Martin (Etixx-QuickStep), mt
10.º Tiago Machado (Katusha), mt

Comentários

pub