Festival Al-Mutamid leva música síria ao Auditório Municipal de Olhão

O grupo sírio “Alturaz al Andalusi” vai subir ao palco do Auditório Municipal de Olhão no dia 7 de fevereiro, […]

Alturaz Al Andalusi (Síria)O grupo sírio “Alturaz al Andalusi” vai subir ao palco do Auditório Municipal de Olhão no dia 7 de fevereiro, às 21h30. O espetáculo, que marca a estreia do grupo em Portugal, é integrado no 15º Festival de Música Al-Mutamid.

O conjunto sírio tem como diretor artístico o cantor Mahmoud Fares, especializado na música andalusí Inshad e al Tarab do estilo alepino (Alepo – Síria). Neste projeto, destacam-se também o maestro de percussões orientais, Salah Sabbagh, que domina as mais variadas percussões do mundo árabe, e o bailarino Mohamed Babli, que aprendeu o giro derviche (Maulawiya) com os grandes maestros da dança sufí de Alepo. O grupo conta ainda com Abdessalam El Nayti tocando kanun e flauta.

Este espetáculo faz parte do festival al-Mutamid que tem como caraterísticas ser itinerante e ter uma programação assente na música medieval das três culturas monoteístas do Mediterrâneo (medieval cristã, judaica-sefardita e muçulmana).

O certame é uma homenagem ao rei-poeta Al-Mutamid, que nasceu em Beja em 1040, foi governador de Silves e que, em 1069, sucedeu no trono ao seu pai como rei da taifa de Sevilha, território que à época se estendia do sul de Portugal até Gibraltar.

O Festival de Música Al-Mutamid começou em Loulé e, depois de Olhão, passa ainda por Silves e Lagoa antes do encerramento marcado para dia 6 de março no Centro Cultural de Lagos.

Comentários

pub