Cyclin’Portugal Algarve traz quatro grandes eventos internacionais de ciclismo à região algarvia

O programa Cyclin’Portugal Algarve foi hoje apresentado em Faro, nas instalações do Turismo do Algarve. Este programa é uma iniciativa […]

Mesa2O programa Cyclin’Portugal Algarve foi hoje apresentado em Faro, nas instalações do Turismo do Algarve. Este programa é uma iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo, visando afirmar o Algarve como região privilegiada para a prática de ciclismo, tanto na vertente de competição como de lazer.

Tendo em conta a excelente oferta hoteleira do Algarve, o clima temperado em pleno inverno, a boa qualidade das estradas e a variedade de percursos que a orografia do Algarve proporciona aos ciclistas, a Federação Portuguesa de Ciclismo entende que a região «tem todas as condições para afirmar-se, a nível internacional, como pólo agregador dos estágios de pré-temporada e de início de época das equipas profissionais e das seleções de ciclismo».

Em paralelo, «existe margem para afirmar o Algarve no mercado das regiões europeias indicadas para a prática de ciclismo de lazer».

O programa Cyclin’Portugal Algarve inicia-se em 2015, através de um conjunto de quatro eventos de alta competição, de uma prova de massas e da divulgação internacional do destino Algarve junto do público alvo desta iniciativa: equipas profissionais, seleções nacionais e turistas velocipédicos.

Será produzido um manual apresentando as características que distinguem o Algarve como local indicado para as primeiras pedaladas da época e que conterá informação sobre todos os serviços que é possível encontrar na região e que são uma mais valia para as equipas e para os praticantes individuais de ciclismo.

Este documento será distribuído às federações de ciclismo da Europa e às equipas profissionais, desde a categoria Continental ao WorldTour.

Simultaneamente, temos em marcha um calendário de corridas internacionais com um duplo objetivo: dotar as equipas e os corredores portugueses de um nível mais elevado de competição e oferecer às equipas estrangeiras que escolham o Algarve para estagiar a possibilidade de competirem entre si e com as formações lusas.

 

41ª Volta ao Algarve – 18 a 22 de fevereiro
JerseysA Volta ao Algarve, que vai disputar-se entre 18 e 22 de fevereiro, é o evento âncora de todo o projeto, tendo em conta todo o prestígio acumulado.

Além de ser uma competição desportiva do mais elevado nível, funciona como ação de marketing internacional, pois as equipas de dimensão média querem experimentar as estradas em que correm algumas das maiores estrelas mundiais do ciclismo.

A edição de 2015 da corrida representa um salto qualitativo face ao ano anterior. Estarão presentes oito equipas do WorldTour, a primeira divisão mundial, número igual ao de 2014, mas a quantidade de corredores de qualidade é maior.

No ano passado apresentaram-se à partida doze ciclistas do top 100 mundial, em 2015 estão já pré-inscritos 16 corredores com este nível.

Vão participar os quatro melhores ciclistas das últimas edições, ou seja, Tony Martin, vencedor em 2011 e em 2013, Richie Porte, vencedor em 2012, e o campeão mundial e vencedor da Volta ao Algarve em 2014, Michal Kwiatkowski.

Fazem ainda parte da lista de pré-inscritos 13 campeões nacionais, oriundos de alguns dos países com maior tradição e competitividade no ciclismo:

Campeões Nacionais inscritos na Volta ao Algarve
Alemanha de contrarrelógio: Tony Martin (Etixx-QuickStep)
Alemanha de fundo: André Greipel (Lotto Soudal)
Austrália de contrarrelógio: Richie Porte (Sky)
Bélgica de fundo: Jens Debusschere (Lotto Soudal)
Espanha de fundo: Ion Izagirre (Movistar)
Holanda de fundo: Sebastian Langeveld (Cannondale-Garmin)
Itália de contrarrelógio: Adriano Malori (Movistar)
Lituânia de contrarrelógio: Ramunas Navardauskas (Cannondale-Garmin)
Polónia de contrarrelógio: Michal Kwiatkowski (Etixx-QuickStep)
República Checa de contrarrelógio: Jan Barta (Bora-Argon 18)
República Checa de fundo: Zdenek Stybar (Etixx-QuickStep)
Rússia de contrarrelógio: Anton Vorobyev (katusha)
Rússia de fundo: Alexander Porsev (Katusha)

Além dos vencedores das edições anteriores e dos campeões nacionais, a lista de estrelas da Volta ao Algarve inclui os nomes de Tiago Machado (Katusha), Robert Gesink e Sep Vanmarcke (Lotto NL-Jumbo), Tony Gallopin (Lotto Soudal), Ben Swift e Geraint Thomas (Sky), André Cardoso e David Formolo (Cannondale-Garmin), Michele Scarponi e Luis León Sánchez (Astana), Jonathan Castroviejo e Rubén Fernández (Movistar).

A edição de 2015 da Volta ao Algarve terá um total de 786,1 quilómetros, distribuídos por quatro etapas em linha e por um contrarrelógio individual. A primeira e a última tiradas adaptam-se às caraterísticas dos sprinters. O contrarrelógio de 19 quilómetros permite aos especialistas ganharem vantagem, mas a segunda e a quarta etapas equilibram a balança a favor dos trepadores.

Trata-se de um percurso que dá oportunidade de brilhar a todo o tipo de corredores, mas que coloca a vitória apenas ao alcance de um ciclista completo.

Etapas
1.ª Lagos – Albufeira, 166,7 km
2.ª Lagoa – Monchique, 197,2 km
3.ª Vila do Bispo – Cabo de S. Vicente, 19 km (C/R)
4.ª Tavira – Malhão, 218,3 km
5.ª Almodôvar – Vilamoura, 184,9 km

Equipas
WorldTour: Astana (CAZ), Cannondale-Garmin (EUA), Ettix-QuickStep (BEL), Katusha (RUS), Lotto NL-Jumbo (HOL), Lotto Soudal (BEL), Movistar (ESP) e Sky (GBR).
Continentais Profissionais: Bora-Argon 18 (GER), Caja Rural-Seguros RGA (ESP), RusVelo (RUS), Team Roompot (HOL) e Wanty-Groupe Gobert (BEL).
Continentais: Efapel (POR), LA Alumínios-Antarte (POR), Louletano-Ray Just Energy (POR), Rádio Popular-Boavista (POR), Tavira (POR), W52-Quinta da Lixa (POR), ActiveJet (POL), Murias Taldea (ESP) e Optum p/b Kelly Benefit Strategies (EUA).

A Volta ao Algarve terá resumos diários de 10 minutos na RTP2 e um compacto de 60 minutos, também transmitido pela RTP2, no fim de semana seguinte ao final da prova. Diariamente, serão disponibilizadas imagens da prova a todos os canais da rede Eurovisão.

 

Clássica Internacional Loulé Cidade Europeia do Desporto – 1 de março

ProtocoloA Clássica Internacional Loulé Cidade Europeia do Desporto é uma corrida internacional de categoria 2, que vai disputar-se no dia 1 de março.

Os corredores de equipas continentais e de clube vão encontrar um percurso de 158,5 quilómetros, com três contagens de montanha, todas nos primeiros dois terços da ligação, deixando o caminho aberto para um emocionante sprint no coração da cidade, na Avenida José da Costa Mealha.

Equipas confirmadas
Continentais: Efapel (POR), LA Alumínios-Antarte (POR), Louletano-Ray Just Energy (POR), Rádio Popular-Boavista (POR), Tavira (POR), W52-Quinta da Lixa (POR), ActiveJet (POL), Optum p/bKelly Benefit Strategies (EUA) e Team Fixit.No (NOR).
Equipas de Clube: Anicolor (POR), CC José Maria Nicolau (POR), Liberty Seguros/Carglass (POR), Santa Maria da Feira/KTM (POR), Sicasal/Constantinos/UDO (POR), Blitz-Merida (SUE) e Zappi’s (GBR)

 

25º Troféu Alpendre – Internacional do Guadiana – 7 e 8 de março
ciclismoNa comemoração das bodas de prata, o Troféu Alpendre passa de prova de um dia a corrida por etapas e entra no calendário internacional, como corrida de categoria 2. Vai disputar-se nos dias 7 e 8 de março, sob a designação 25.º Troféu Alpendre – Internacional do Guadiana.

A competição terá duas etapas. A primeira tem partida e chegada em Vila Nova de Cacela e 155,6 quilómetros de extensão, sem qualquer dificuldade montanhosa. A segunda etapa estende-se por 163,6 quilómetros, com partida e chegada em Alcoutim.

Trata-se de um percurso de sobe e desce que poderá desequilibrar a balança a favor de corredores todo o terreno.

Equipas confirmadas
Continentais: Efapel (POR), LA Alumínios-Antarte (POR), Louletano-Ray Just Energy (POR), Rádio Popular-Boavista (POR), Tavira (POR), W52-Quinta da Lixa (POR), ActiveJet (POL), Optum p/bKelly Benefit Strategies (EUA) e Team Fixit.No (NOR).
Equipas de Clube: Anicolor (POR), CC José Maria Nicolau (POR), Liberty Seguros/Carglass (POR), Santa Maria da Feira/KTM (POR), Sicasal/Constantinos/UDO (POR), Blitz-Merida (SUE) e Zappi’s (GBR)

 

7º GP Liberty Seguros – Troféu do Sudoeste e Costa Vicentina – 21 e 22 de março
ciclismo2-470x300Espera-se que esta seja a mais difícil e competitiva das provas de categoria 2 que vão disputar-se no âmbito do Cyclin’Portugal.

A primeira etapa terá 207,3 quilómetros, unindo Sines a Vila do Bispo. Uma subida de terceira categoria, a cerca de 30 quilómetros da chegada, poderá impedir alguns velocistas de lutarem pela camisola amarela.

As decisões ficam guardadas para os 187,6 quilómetros da segunda etapa, que tem partida e chegada em Odemira.

Equipas confirmadas
Continentais: Efapel (POR), LA Alumínios-Antarte (POR), Louletano-Ray Just Energy (POR), Rádio Popular-Boavista (POR), Tavira (POR), W52-Quinta da Lixa (POR), ActiveJet (POL), Axeon (EUA), Optum p/bKelly Benefit Strategies (EUA) e Team Fixit.No (NOR).
Equipas de Clube: Anicolor (POR), CC José Maria Nicolau (POR), Liberty Seguros/Carglass (POR), Santa Maria da Feira/KTM (POR), Sicasal/Constantinos/UDO (POR), Blitz-Merida (SUE) e Zappi’s (GBR)
Seleções: Seleção Nacional dos Estados Unidos da América

Apesar de ainda estar em fase de lançamento, o programa Cyclin’Portugal começa a dar frutos na divulgação do Algarve como destino para a prática de ciclismo.

Com o intuito de participar nas diferentes provas que fazem parte do projeto, as equipas ActiveJet, da Polónia, Blitz-Merida, da Suécia, Optum, dos Estados Unidos da América, e Zappi’s, da Grã-Bretanha, vão estagiar no sul de Portugal, durante mais de um mês.

 

Algarve Granfondo – 21 de fevereiro
O Algarve Granfondo, marcado para dia 21 de fevereiro, é o evento de massas do Cyclin’Portugal.

Na sua primeira edição vai atrair perto de meio milhar de ciclistas amadores e de lazer, que vão optar entre o granfondo e o mediofondo, ambos com partida e chegada em Tavira.

Em paralelo com o Algarve Granfondo, Tavira recebe no dia 21 de fevereiro a primeira Feira Stock Off de Ciclismo, outro motivo de atração de forasteiros à região.

Comentários

pub