Cross das Amendoeiras corre-se este domingo nas Açoteias

O 38º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor corre-se este domingo, 22 de Fevereiro, na Pista das Açoteias, em Albufeira, […]

Cross_homens_3O 38º Cross Internacional das Amendoeiras em Flor corre-se este domingo, 22 de Fevereiro, na Pista das Açoteias, em Albufeira, incluindo o Torneio Ibérico de Corta Mato Masters. A prova começa com o Corta-Mato das Areias de São João e terminará com Desporto Adaptado.

A prova de atletismo, que já trouxe a Albufeira os nomes mais sonantes da modalidade, foi considerada pelo presidente da Câmara de Albufeira como “um cartaz turístico da região“.

Carlos Silva e Sousa, que falava durante a apresentação da prova na Quinta do Mel, uma unidade de turismo rural situada junto à pista onde irá decorrer a competição, salientou que a autarquia “tem feito um grande investimento em matéria de desporto e, por isso, sentimo-nos orgulhosos por continuar a acolher esta prova que reúne centenas de atletas de várias idades e que transmite uma imagem positiva do Algarve”.

Este ano, da programação do Cross, destaca-se o Torneio Ibérico de Corta Mato Masters, uma prova organizada pela primeira vez e que irá juntar centenas de atletas de Portugal e Espanha.

“Ao todo teremos 700 atletas a competir numa prova de qualidade, que já foi considerada a melhor a nível nacional”, destaca Lara Ramos, presidente da Associação de Atletismo do Algarve, entidade organizadora.

apresentação crossMas as competições não ficam por aqui. Antes da disputa do Cross e do Torneio Ibérico, haverá ainda uma prova regional, que conta com mais de meio milhar de participantes só do Algarve.

Trata-se do 13º Corta Mato das Areias de São João, que tem início às 10h00, com os escalões de Benjamim, Infantil, Iniciado e Juvenil.

Destaque também para a vertente de Desporto Adaptado que se irá realizar na parte da tarde, e que reunirá perto de uma centena de atletas.

Para o diretor regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, “este Cross tem uma enorme importância para a região, já que congrega três áreas essências de intervenção: a Juventude, o Desporto e, dentro deste, o Desporto Adaptado”. Luís Romão referiu que o IPDJ reforçou o apoio concedido ao evento, reconhecendo a sua relevância para o Algarve, já que é “uma prova que tem todo o crédito nacional e internacional”.

A 38.a edição do evento irá contar com atletas de renome internacional, entre eles o de Yelena Prokopchuka, bicampeã da prova em 2006 e 2009, que marcou presença na apresentação oficial do Cross. “Eu adoro o Algarve e considero ser o melhor sítio para treinar durante o inverno. Já corri muitas vezes neste Cross e, este ano, irei voltar a fazê-lo com grande satisfação”, referiu.

Durante a sua intervenção, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, considerou o Cross, aliado às excelentes condições meteorológicas da região, como “a melhor publicidade que o Algarve pode ter, em termos de turismo desportivo, que temos vindo a promover”.

Comentários

pub