Condecoração de Cavaco Silva a Francisco Leal gera guerra entre o PSD e o PS de Olhão

A condecoração do ex-presidente da Câmara de Olhão Francisco Leal pelo Presidente da República Cavaco Silva abriu uma “guerra” entre […]

Cavaco Silva condecorou Francisco Leal_Site PRA condecoração do ex-presidente da Câmara de Olhão Francisco Leal pelo Presidente da República Cavaco Silva abriu uma “guerra” entre o PSD e o PS de Olhão.

Os social-democratas tomaram uma posição pública, onde se mostraram «surpreendidos» com a distinção e lançaram fortes críticas ao ex-edil socialista, posição que mereceu resposta do PS, que acusou o principal partido da oposição, em Olhão, de apresentar argumentos «falsos» e de se focar «na pequena política».

Francisco Leal, que esteve à frente da Câmara de Olhão entre 1993 e 2013 (antes havia sido vereador em dois mandatos), recebeu a Comenda da Ordem de Mérito no passado dia 13 de fevereiro, da mão de Cavaco Silva. O ex-presidente da Câmara de Olhão foi um dos 15 antigos autarcas escolhidos pela Presidência da República, numa homenagem que decidiu prestar ao Poder Local.

Os social-democratas olhanenses colocam em causa a sua opção de condecorar Francisco Leal, invocando como argumentos «os diversos processos em tribunal ainda a decorrer contra o socialista Francisco Leal e a sua governação, a poluição da Ria Formosa à qual a Câmara fechou os olhos, a instrumentalização do cargo de Presidente, assim como processos de construção duvidosos, e sobretudo a dívida colossal que deixou, no final do seu mandato, fruto da gestão danosa do município».

«A Comissão Política do PSD Olhão afirma ter-se premiado a irresponsabilidade e legitimado a má gestão do anterior Presidente Socialista, que governou o concelho, no período em que os municípios vizinhos ultrapassaram Olhão em todos os indicadores de desenvolvimento, causando um autêntico período de estagnação», acrescentam os social-democratas olhanenses.

Já o PS defende que os comentários à anterior gestão socialista são «falsos» e que o PSD está a tentar «rebaixar o debate político».

«A Concelhia do PS/Olhão manifesta orgulho nos 40 anos de governação local (no Município e nas Juntas de Freguesia), nomeadamente em Olhão, em que a qualidade de vida dos Olhanenses melhorou substancialmente ao nível da cobertura no abastecimento de Água, Saneamento e Recolha de Resíduos, na requalificação dos Mercados Municipais e dos Largos Históricos, na construção de equipamentos culturais (Biblioteca e Auditório), equipamentos desportivos (Piscinas Municipais), na mobilidade (estacionamento do Levante e Túnel), no contínuo apoio às IPSS (Incentivos à construção de Lares de Idosos e ATL) e às famílias carenciadas (Programa Cuidar) e atribuição de habitação condigna aos Olhanenses (habitação social)», defende o PS/Olhão.

«A Concelhia do PS/Olhão não tem por hábito criticar as decisões do Presidente da República, respeitando-as e aceitando-as, já que estas foram tomadas no domínio das suas competências», acrescentam.

Comentários

pub