O dia começou com chuva forte no Barlavento Algarvio

A previsão de aguaceiros, mais frequentes e intensos no litoral, onde poderão ser por vezes acompanhados de trovoada, feita pelo […]

meteofontesA previsão de aguaceiros, mais frequentes e intensos no litoral, onde poderão ser por vezes acompanhados de trovoada, feita pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o Sul do país está a revelar-se verdadeira, sobretudo no Barlavento Algarvio.

Segundo o site Meteofontes, que tem estado a acompanhar a situação, «verifica-se a presença de uma linha de instabilidade a evoluir de Sueste para Noroeste e a incidir principalmente no Barlavento Algarvio (zona entre Sagres e Lagos a ser a mais atingida para já), onde tem deixado alguns aguaceiros fortes, contrariamente ao esperado».

Bruno Gonçalves, meteorologista amador responsável pelo Meteofontes, salienta a existência de «alguns pontos vermelhos no radar sobre o mar, o que indica precipitação intensa e que poderá chegar a terra. Esta situação continuará durante a manhã e com tendência para melhorar durante a tarde, mas acompanharemos a sua evolução».

Entretanto, pelo menos até às 15h00 de hoje, mantém-se o Aviso Amarelo da meteorologia para o Algarve, devido à agitação marítima na costa Sul, com ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.

O IPMA prevê também, para esta terça-feira, vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a
forte (30 a 40 km/h), com rajadas da ordem de 50 km/h no Algarve e nas terras altas.

Haverá acentuado arrefecimento noturno com formação de geada nas regiões do interior. Quanto à temperatura, a previsão aponta para uma subida da mínima e uma descida da máxima.

Comentários

pub