Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé recebe exposição “nem gregos, nem troianos”

A exposição de fotografia “Nem gregos, nem troianos”, de José Bandeira, vai estar estar patente ao público, de 20 de […]

nem gregos nem troianosA exposição de fotografia “Nem gregos, nem troianos”, de José Bandeira, vai estar estar patente ao público, de 20 de fevereiro a 21 de março, no CECAL – Centro de Experimentação e Criação Artística de Loulé, numa organização conjunta da Universidade do Algarve e da Câmara Municipal de Loulé.

O fotógrafo José Bandeira estabeleceu um paralelismo entre o edifício Clemente Vicente, no Dafundo, Oeiras, e a cidadela de Tróia, e «começou a alimentar a ideia de fazer posar alguns dos residentes como personagens da Ilíada e do Ciclo Épico. Isso implicava contar a cada um deles, de forma tão completa quanto possível, a história da Guerra de Tróia, do Julgamento de Páris aos regressos dos heróis».

A ideia viria a passar a projeto de facto quando a professora Adriana Nogueira, da Universidade do Algarve, sugeriu ao autor que aquele poderia ter cabimento no congresso “Imagines IV”, dedicado ao Mediterrâneo Antigo e o seu papel nas Artes Visuais e Performativas.

Durante os meses de julho e agosto, Bandeira reuniu uma seleção de 24 imagens, tantas quantos os cantos da Ilíada, e é esse grupo de fotografias que agora constitui a exposição “Nem gregos nem troianos”.

A Exposição inaugura dia 20 de fevereiro, às 19h00, e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e aos sábados, das 10h00 às 16h30. A entrada é livre.

Comentários

pub