Casa da Cultura islâmica e Mediterrânica de Silves acolhe conferência sobre o conceito Moçárabe

Uma conferência subordinada ao tema “Moçárabe – Conceito e realidades cultural e social (séculos VIII-XII)”, pelo investigador medievalista António Rei, […]

cartazUma conferência subordinada ao tema “Moçárabe – Conceito e realidades cultural e social (séculos VIII-XII)”, pelo investigador medievalista António Rei, está marcada para próximo dia 7 de fevereiro, pelas 16h00, na Casa da Cultura islâmica e Mediterrânica de Silves.

A ação é promovida pelo Centro de Estudos Luso-Árabes (CELAS) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Silves.

Segundo o CELAS, «o termo “moçárabe”, nem sempre bem compreendido, nem explicado, envolve e integra realidades e vivências sociais e culturais diversas, conforme as formas de integração das comunidades cristãs sob o domínio árabe. E é também a marca e o reflexo de um percurso que não foi uniforme ao longo de mais de meio milénio, quer na relação com o poder islâmico, quer, mais tarde, com o poder do cristianismo romano-cluniacense. A realidade moçárabe foi de grande importância para a construção da identidade hispânica, e mais especificamente para a identidade portuguesa».

Mais informações sobre a conferência poderão ser recolhidas junto do CELAS através do telefone 966 345 976 ou do email [email protected].

A entrada é livre.

Comentários

pub