«Carmina Burana» com Orquestra e Coro no Centro de Congressos do Arade

“Carmina Burana”, a obra mais célebre de Carl Orff, vai ser apresentada no Centro de Congressos do Arade, no Parchal […]

carmina_burana1“Carmina Burana”, a obra mais célebre de Carl Orff, vai ser apresentada no Centro de Congressos do Arade, no Parchal (Lagoa), no próximo dia 21 de fevereiro, às 21h30, numa interpretação da Orquestra da Força Aérea e do Coro Lisboa Cantat.

“Carmina Burana” é a obra mais célebre do compositor alemão Carl Orff, inspirada numa coleção de cerca de 300 cantos escritos por clérigos, estudantes e vagabundos dos séculos XII e XIII, que levavam uma vida dissoluta, fora das regras.

Os poemas, escritos na sua maioria em latim, incluem canções de amor, de taberna, sátiras, canções estudantis… mas todos constituem um canto ao amor e aos prazeres carnais, posição que choca frontalmente com a conceção que tradicionalmente se atribui ao medieval.

Carl Orff musicou 24 poemas do “Carmina Burana”, em 1936, composição que rapidamente se tornou popular e da qual sobressai o movimento de abertura e de fecho “O Fortuna”, que tem sido utilizado em filmes e eventos, tornando-se numa das peças clássicas musicais mais ouvidas desde que foi gravada.

A Banda de Música da Força Aérea, que foi criada em 31 de dezembro de 1957, foi condecorada em 1997, com a medalha de ouro de serviços distintos, pelo Presidente da República Jorge Sampaio.

Ao longo da sua existência, vários concertos comprovam o nível eminentemente solístico, artístico e técnico dos instrumentistas e a dignidade da direção dos seus maestros.

Carmina_BuranaConstituída na sua maioria por executantes de primeiro plano, a Banda, além de participar nas cerimónias militares oficiais quer no âmbito da Força Aérea, quer no âmbito do protocolo de Estado, tem contribuído, como elemento de divulgação cultural, realizando concertos do mais alto nível por todo o país e representando, internacionalmente, Portugal na Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Inglaterra, Espanha e França.

O Coro Sinfónico Lisboa Cantat iniciou as suas atividades no ano de 1977 e faz, atualmente, parte da Associação Musical Lisboa Cantat, sendo de destacar as suas participações no Festival de Coros do Algarve, no Festival de São Roque e em concertos nas principais cidades do país e Região Autónoma da Madeira.

No estrangeiro, destacam-se as digressões a Espanha, França e Alemanha. Conta, atualmente, com 100 elementos na sua formação principal, sendo que alguns são oriundos de escolas de música como o Conservatório Nacional, Academia de Amadores de Música e Instituto Gregoriano de Lisboa.

Na sua participação e contribuição para a divulgação da música erudita portuguesa, tem regularmente estreado obras compostas e orquestradas por compositores portugueses.

Os bilhetes para o Concerto – para maiores de 6 anos – já estão à venda nos locais habituais: Convento de S. José e Auditório Municipal de Lagoa, com o custo de 10 euros.

Este é um dos cerca de oitenta eventos que a Câmara de Lagoa tem programados para este ano, no âmbito do seu programa de atividades culturais “Sabor da Cultura – 2015 Ano do Vinho e da Vinha”.

 

Comentários

pub