Beethoven em força no ciclo de música “Loulé Clássico”

A Orquestra Clássica do Sul e a Câmara Municipal de Loulé promovem a segunda edição do ciclo “Loulé Clássico”, cinco […]

beethovenA Orquestra Clássica do Sul e a Câmara Municipal de Loulé promovem a segunda edição do ciclo “Loulé Clássico”, cinco espetáculos que irão apresentar a integral dos Concertos para Piano e Orquestra de Ludwig van Beethoven.

O primeiro concerto está agendado para dia 20 de fevereiro, às 21h30, no Cineteatro Louletano, em Loulé, onde o pianista Daniel Rodríguez Hart irá interpretar o Concerto Nº1 para Piano e Orquestra, sob a direção musical do Maestro Titular Rui Pinheiro, que irá dirigir todos os concertos deste ciclo.

Entre fevereiro e dezembro, o Cineteatro Louletano será palco para estas cinco obras-primas do génio compositor e pianista Beethoven e que marcaram a história da música, interpretadas por cinco brilhantes jovens e promissores pianistas portugueses: Daniel Rodríguez Hart, Pedro Gomes, Joana Vieira, João Bettencourt da Câmara e Vasco Dantas.

Daniel Rodríguez Hart
Daniel Rodríguez Hart

Do Classicismo dos dois primeiros Concertos – com influências de Haydn e Mozart – ao Romantismo, a partir do terceiro, estas obras refletem uma nova relação entre piano e orquestra, desempenhando esta última um papel cada vez mais preponderante, ao invés de ser um mero acompanhamento do solista.

Daniel Rodríguez Hart começou os seus estudos musicais aos sete anos de idade na especialidade de piano no Conservatório Alejandro García Carturla em Havana, Cuba, tendo iniciado a atividade solística aos 13 anos.

Entre os diversos prémios que conquistou em vários concursos nacionais e internacionais, destaca-se o primeiro lugar na mais recente edição do Prémio Jovens Músicos.

Destaque ainda para o espaço “À Conversa com…”, que decorre no período que antecede ao espetáculo (entre as 21h00 e as 21h20) e onde o público tem a oportunidade de conviver com maestro ou solista.

O maestro Rui Pinheiro
O maestro Rui Pinheiro

O ciclo é coproduzido pela Orquestra Clássica do Sul, pela Câmara Municipal de Loulé e pelo Cineteatro Louletano, com o bilhete de preço único (por concerto) de 8 euros. Mais informações e reservas podem ser obtidas através dos contactos telefónicos 289 400 820 ou 289 414 604.

Comentários

pub