Banda «OrBlua» apresenta o seu primeiro LP no Teatro das Figuras

A banda algarvia OrBlua vai apresentar o seu primeiro LP «Retratos Cinéticos» no dia 19 de março, no Teatro Municipal […]

OrBlua_Jorge JubilotA banda algarvia OrBlua vai apresentar o seu primeiro LP «Retratos Cinéticos» no dia 19 de março, no Teatro Municipal de Faro. Este trabalho junta a música do trio composto por Carlos Norton, Nuno Murta e Inês Graça, com fotografias inéditas de Jorge Jubilot.

A banda de Faro e o fotógrafo de Olhão, juntaram-se para lançar «uma obra híbrida, que junta livro de fotografia e edição discográfica num único objeto», que pretende ser um retrato da região algarvia.

«O disco com 11 temas celebra a região algarvia, sendo cada tema uma imagem do Algarve, da cultura e das tradições, das suas gentes e dos seus costumes. Uma visão contemporânea da identidade algarvia, procurando no património as raízes da essência do povo e da cultura do Algarve», revelam os OrBlua.

O disco inclui, ainda, um tema da autoria de Sérgio Mestre, em jeito de homenagem ao músico de Tavira. O tema Calendário tem como convidado um amigo de Sérgio, Janita Salomé, com quem ele colaborou inúmeras vezes. No tema «Tempo Estado», a banda algarvia conta com a colaboração dos Gaiteiros de Lisboa.

 

Sobre os OrBlua:

OrBlua_Jorge Jubilot_2Formados em Junho de 2011, gravaram em Agosto desse ano o tema “Azul” que integrou a edição algarvia Sul Azul. Em Dezembro de 2012 editaram o EP “Trihologia Noctiluca” com lançamento no salão nobre dos Artistas em Faro. O EP foi distinguido com 4 estrelas pela Trompa e pela Revista Blitz, e foi eleito pelas Crónicas da Terra e pela Trompa como um dos 10 discos do Ano.

Durante 2013, apresentaram o EP ao Algarve, em salas como o Zem Arte, o Centro de Artes Performativas do Algarve, o Club Farense, o Cenas ou a Casa da Cultura de Loulé, para além de Festivais como o Med ou o Festival Sérgio Mestre.
Em Abril de 2013, OrBluaparticipou no inédito e singular Quarto 101 (concerto mediático para 20 pessoas num quarto de hotel). Em Novembro gravaram o tema “Vamos Lá Ver”, que integrou a edição discográfica da RUA FM “Porta Aberta”.

No final do ano, uma parceria com a “Música Portuguesa A Gostar Dela Própria”, deu origem a uma participação de OrBlua no documentário “O Povo Que Ainda Canta” de Tiago Pereira, com um tema inédito de OrBlua a dar o nome ao filme dedicado ao Algarve – “Quem manda Aqui Sou Eu”.

Já em 2014, foi a vez do resto do país conhecer o EP, com actuações pelas FNACs de Lisboa; em programas televisivos e de radio; Fábrica do Braço de Prata, e correndo alguns dos mais importantes Festivais como o MED, o Sons do Atlântico ou o Festival Bons Sons.

Em Abril surgiu o convite da Antena 1 para gravar uma versão de um tema de intervenção no âmbito dos 40 anos da Revolução dos Cravos. Gravaram uma versão de “Caixinhas”, tema de AP Braga (1972) versão portuguesa de “Little Boxes” de Malvina Reynolds, para integrar a série “Os Dias Cantados”.

O Cinema tem sido uma das áreas em destaque para OrBlua. Dois telediscos foram produzidos pela banda e realizados por Carlos Norton, ambos integrando a selecção oficial de dois festivais (Farcume e Arouca Film Festival). Um dos telediscos, “Aviãozinho Militar” foi mesmo galardoado no Farcume. Outros telediscos foram realizados por outros realizadores, caso de “Astrolábio” (por Nuno Fernandes, rodado integralmente no Dubai) e “Ventos” (por João Marco, rodado integralmente em Moçambique).

A música de OrBlua surge ainda em vários filmes, exemplo de “Incredulus” ou “Posto 23” de Paulo Duarte Filipe, com produção da Peace andArtSociety e “Alvoroço” de Paulo Penisga.

Música original foi composta para o documentário “Tesouras e Navalhas” de Hernâni Duarte Maria e para o filme de terror “Em Família” de Rodrigo Machado e Carlos Fraga.

 

Sobre Jorge Jubilot:

O fotógrafo algarvio tem-se afirmado na região através do trabalho produzido para a
editora Canal Sonora, para além de inúmeras colecções particulares.

Participou ainda, como fotógrafo, no documentário “Ao Encontro das Músicas do Mundo em Sines” (2007). Já foi diversas vezes premiado: caso do 1º lugar na “Fotodigital” (2003), Menção Honrosa na “Sentir Cabanas” (2006), 1º lugar na “Sentir Cabanas” (2008) e 3º lugar na “100 Anos da Restauração” (2008).

Parte importante do trabalho de Jorge Jubilot, tem sido dedicada a fotografar elementos naturais, paisagísticos e humanos da região algarvia.

Comentários

pub