UAlg recebe hoje seminário sobre violência e maus tratos na família organizado pela GNR

A Universidade do Algarve vai receber esta tarde, às 14 horas, no auditório verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia, […]

violencia-domesticaA Universidade do Algarve vai receber esta tarde, às 14 horas, no auditório verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia, um seminário sobre violência e maus tratos na família. O evento é organizado organizado pelo Comando Territorial de Faro da GNR, no âmbito das comemorações do seu 6º aniversário.

Segundo nota divulgada pela UAlg, «apesar de se pretender apresentar uma abordagem geral do tema, o seminário contará no

painel de oradores com especialistas de diferentes áreas, reforçando, assim, o carácter educacional da temática, através da exposição e debate, mobilizando a comunidade científica e técnica para as especificidades deste fenómeno».

A sessão de abertura será presidida pelo reitor da Universidade do Algarve, António Branco, seguindo-se o presidente da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, que abordará o tema “ Direitos da Criança/Jovem que a violência doméstica, vicariante ou direta, desrespeita. Exigências da sua prevenção e reparação”.

A segunda intervenção ficará a cargo de Maria José Magalhães, presidente da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que irá falar sobre as “Barreiras culturais e estruturais na proteção de mulheres, crianças e idosos(as) contra a violência doméstica”.

Às 16h00, Maria Conceição Roubaco, do Instituto de Medicina Legal de Faro, irá abordar os “Maus tratos aos idosos(as) – conceito, formas de violência e prevenção. Perspetiva MédicoLegal.”

Para terminar o painel de oradores, Joaquim Vivas, chefe da secção de Informações e Investigação Criminal do Comando Territorial de Faro da GNR, explicará “O papel da GNR – Projeto IAVE”.

A sessão de encerramento será presidida por Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.

Comentários

pub