Orçamento Municipal de Faro espelha «realismo» e a «inexistência histórica de dívidas de curto prazo»

O Orçamento da Câmara de Faro para 2015, aprovado no dia 30 de Dezembro, por maioria, na Assembleia Municipal, é […]

Camara de Faro_3O Orçamento da Câmara de Faro para 2015, aprovado no dia 30 de Dezembro, por maioria, na Assembleia Municipal, é «o primeiro exercício em muitos anos em que o valor orçamentado vai corresponder efetivamente ao montante das receitas e despesas efetivas do Município, expressando com realismo a gestão previsional da autarquia».

Em nota de imprensa, a Câmara de Faro anuncia que o Orçamento Municipal prevê receitas de 46.711.090 euros, «determinando um grau de despesa na mesma proporção, em respeito pelo princípio do equilíbrio financeiro».

As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento do Município de Faro para 2015 foram aprovados com os votos favoráveis das bancadas de PSD e CDS, a abstenção do PS e o voto desfavorável dos grupos parlamentares do BE, CDU e CFC.

O presidente da Câmara, na apresentação das GOP na Assembleia Municipal, sublinhou a «inexistência histórica de dívida de curto prazo», com a liquidação das últimas faturas no passado mês de Novembro.

rogerio bacalhau_4No entanto, acrescentou Rogério Bacalhau, «o esforço de controlo do endividamento total do Município não está ainda concluído».

Com efeito, salienta a autarquia na sua nota de imprensa, «apesar de hoje o seu valor ser drasticamente inferior ao de anos anteriores (em quatro anos o executivo reduziu o passivo em cerca de 30 milhões de euros), continua a exigir um elevado sentido de ponderação na gestão, não sendo ainda possível prever níveis de investimento elevados».

Na defesa dos documentos previsionais para 2015, Rogério Bacalhau considerou ainda que este é «um orçamento que pretende, acima de tudo, assegurar a sequência da regeneração financeira conseguida».

E, prosseguiu: «no mesmo passo, em que nos consolidamos no rigor e na agilidade de procedimentos, procuramos implementar ações concretas para promover a qualidade vida, promover o desenvolvimento económico e social do concelho e a sua notoriedade».

Serão assim seis as grandes linhas de atuação do Município de Faro para o ano de 2015: Recuperação do espaço público; Rede viária; Apoio social e apetrecho do parque habitacional; Apoio às freguesias; Apoio às coletividades do concelho; Incentivo ao investimento privado.

Com a aprovação da proposta do executivo, a Assembleia Municipal viabilizou igualmente o mapa de pessoal do município e do Teatro Municipal, a atualização do Plano de Ajustamento Financeiro e a autorização prévia favorável à assunção de compromissos plurianuais pela Câmara Municipal.

Comentários

pub