Novo Lar de Idosos dá resposta social e cria emprego no Ameixial

Uma nova resposta social, direcionada aos mais idosos, “nasceu” no passado sábado no Ameixial, em Loulé, no coração da Serra […]

Inauguração do Lar de Idosos do Ameixial - C.M.Loule - Mira (1)Uma nova resposta social, direcionada aos mais idosos, “nasceu” no passado sábado no Ameixial, em Loulé, no coração da Serra do Caldeirão. O novo Lar de Idosos desta aldeia louletana terá capacidade para acolher 30 utentes e é já o principal empregador da freguesia do Ameixial.

O novo equipamento conta com 10 quartos individuais e outros tantos duplos. Para além da componente de residencial para idosos, o lar também comporta a vertente de apoio domiciliário.

«As políticas só têm sentido se pensarem nas pessoas, em primeiro lugar, e este é mais um equipamento social que se destina a servir a população», sublinhou o presidente da Câmara de Loulé Vítor Aleixo durante a cerimónia inaugural.

Para que fosse possível chegar ao momento da inauguração, foi preciso investir cerca de 1,1 milhões de euros, um esforço partilhado pela Segurança Social (516,4 mil euros), pela Câmara de Loulé (470 mil euros, mais o terreno para construção do lar), pela Junta de Freguesia do Ameixial (150 mil euros) e pela Casa do Povo local (restante verba), entidade que irá gerir o equipamento.

O projeto realizou-se ao abrigo do Programa Operacional de Potencial Humano. Para o futuro, está já assinado um acordo que determina que a Segurança Social atribuirá mensalmente uma comparticipação financeira à Casa do Povo do Ameixial, destinada a apoiar a atividade deste Lar.

Para Vítor Aleixo este investimento é um bom exemplo daquilo que pode ser feito «numa terra que tem dificuldades enormes porque está no interior, distante das cidades e vilas importantes, onde escasseia a atividade económica, onde tudo é dificultado pela distância e de onde os jovens têm saído ao longo dos anos».

Inauguração do Lar de Idosos do Ameixial - C.M.Loule - Mira (4)O novo Lar de Idosos do Ameixial cumpre uma dupla função, neste campo, já que, além de proporcionar uma resposta social, para a população envelhecida desta aldeia, vem criar postos de trabalho.

«Gostaria que a seguir a este investimento exemplar outros pudessem acontecer, desta natureza ou de natureza semelhante, de modo a servir as pessoas», concluiu o edil louletano.

Já a diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro Ofélia Ramos, sublinhou o facto desta estrutura residencial para idosos, há muito ambicionada pelo povo do Ameixial, ter um «grande impacto social e económico». Do ponto de vista social irá servir «uma população vulnerável, de faixa etária elevada e garantir-lhes melhores condições de vida». A nível económico, «irá criar emprego sustentável numa zona de interior, tornando-se a maior entidade empregadora da freguesia».

Comentários

pub