Museu de Tavira acolhe oficina de «talegos e taleguinhos»

O Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria vai acolher a oficina de trabalho «Talegos e Taleguinhos», no dia […]

TalegosO Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria vai acolher a oficina de trabalho «Talegos e Taleguinhos», no dia 31 de Janeiro, entre as 10 horas e as 13h30, onde se poderá aprender a construir estas bolsas de trapos.

O workshop será dinamizado pela artesã e associada da ASTA- Associação e Artes e Sabores de Tavira Maria José Torres e pela Técnica Superior de Património Cultural da Câmara Municipal Isabel Fernandes. Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do programa «Dieta Mediterrânica Todo o Ano».

Estas pequenas bolsas servem «para guardar e transportar as mais diversas coisas, nomeadamente, pão, grão, ervilhas, chás e ervas aromáticas».

«As chamadas bolsas de trapo tiveram grande importância no século passado em todas as casas, mais ainda na zona rural. (…) Uma pequeníssima bolsinha atada com um cordel era a carteira dos negociantes menos abastados da época”, segundo Maria José Torres.

Os talegos resultavam do aproveitamento de restos de tecidos e trapos, uma forma de reciclar e confecionar peças úteis de utilização doméstica.

A participação nesta iniciativa tem um custo associado de 2 euros e destina-se a um número mínimo de 6 participantes e um máximo de 10. Os participantes terão de trazer consigo restos de tecidos, cordão ou nastro, e caixa de costura (agulha e linhas).

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, enviá-la ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 10h00-16h30). Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2162).

Comentários

pub